sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Você foi educado para ser submisso?

"Temos que reconhecer que o comportamento assertivo não foi incentivado por inúmeras gerações,  nem pela família,  nem pela religião e muito menos pela escola.  Pelo contrário,  em nome da disciplina e pelo respeito aos mais velhos, a educação quase sempre premiou a submissão

Analise as mensagens e verifique quais delas influenciam suas ações atuais:

Não discuta comigo.
Você não sabe o que está dizendo.
Não interrompa os mais velhos.
Seja educado com fulana, diga que está linda, mesmo que esteja horrível.
Cale a boca e escute.
Não atrapalhe,  estou ocupada.
Bata antes de apanhar.
Não deixe ninguém pegar seus brinquedos.
Não deixe ninguém passar a perna em você.
Homem não chora.

Quais mensagens afetam seu comportamento até o momento?  De que forma elas agem em você?  Existem outras mensagens que afetam você?  Quais?"

Seja assertivo! Vera Martins

Na maioria dos casos, aprendemos a ser submissos. O problema é que isso afeta o adulto mais tarde, porque nos casos de abuso ele está tão condicionado (psicoadaptado) que acha normal ser destratado,  principalmente no caso em que a pessoa que está a frente tem mais poder do que ela, por algum motivo como força,  cargo, arma, influência, conhecimento.

É possível que pais dêem abertura para os filhos entenderem as correções ao invés de aguentá-las de forma submissa sem entender. As correções são muito necessárias,  sou 100% a favor, e infelizes os adultos que foram mimados e protegidos demais. E também infeliz quem é obrigado a conviver com esses adultos depois, provavelmente serão os autoritários e agressivos.

É possível que religiões dêem abertura para seus membros questionarem os costumes.  Aliás,  Jesus foi o grande exemplo de questionamento.  Ele veio para reformar a maneira como os fariseus conduziam. Se Jesus fosse submisso,  teria obedecido os fariseus e jamais criticado a religiosidade da época.  Se fosse agressivo,  teria exterminado os fariseus e começado tudo de novo com seus discípulos.  Como foi assertivo, criticou os fariseus, deixando-os livres para decidir, e também inaugurou uma nova igreja sob novos fundamentos, com discípulos também livres para decidir.

É possível que professores dêem abertura para seus alunos,  compreendendo-os e ensinando modelos maduros e de respeito ao outro.

Infelizmente predominou a submissão entre as massas. Também é interesse dos mais fortes que o povo seja submisso. É interesse que continuemos com o pensamento influenciado por mensagens que afetam nosso comportamento como adultos. Essas mensagens podem agir fazendo com que as pessoas não lutem pelos seus direitos, que não reclamem quando são lesadas,  que sejam assediadas,  que sejam manipuladas pelo mais forte ou mais esperto, que aceitem sua condição de não merecimento,  que aceitem que não têm direitos, que aceitem maus tratos,  que aceitem condições sub humanas sem reclamar.  Enfim, até os mais fortes que são bons sujeitos e não agressivos inconscientemente estão aceitando que outros seres humanos sejam tratados sem dignidade. Estamos psicoadaptados,  achamos normal que alguns estejam em condições degradantes.

Que possamos descobrir que mensagens nos afetam e como podemos nos livrar desse tipo de pensamento que não nos eleva como seres humanos ou não possibilita que outros seres humanos tenham sua dignidade respeitada. Que aqueles fracos possam aprender a sair da submissão e reajam de forma assertiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário