"Desenvolve relações interpessoais maduras, baseadas no auto respeito e no respeito aos outros colegas. Coloca limites às pessoas agressivas. Estimula as pessoas passivas, que se sentem inseguras ao se posicionar. Analisa e resolve o problema, sem a necessidade de buscar culpados. Expressa seus sentimentos e opiniões de concordância e discordância com tranquilidade." Seja assertivo! Vera Martins
Ser assertivo tem muitos benefícios. O mundo seria muito melhor se as pessoas fossem assertivas, pois haveria mais igualdade e respeito. O primeiro benefício está relacionado com respeito, pois existe um equilíbrio. Não haveria agressivos nem passivos, muito menos os passivos-agressivos. Não é bom estar em nenhum desses pólos. É horrível ser passivo-agressivo.
Em um mundo de assertivos não haveria a necessidade de agressão. Não resolvemos problemas partindo para a agressão, briga. Não é preciso mostrar poder com agressão. Geralmente a agressão está ligada à percepção de maior poder. Seja por causa de influência, cargo, força, arma. Há agressão por causa desse desequilíbrio e de pessoas com medo. Assim, o agressor mostra desrespeito ao outro.
Em um mundo de assertivos não haveria passividade. Mesmo aqueles que por algum motivo se sentem menores, têm a percepção que são dignos de serem agredidos passivamente, conseguiriam se manifestar e se tratar com auto respeito. Os passivos que aprendem a ser assertivos passariam a se posicionar, não precisariam ter medo.
Em um mundo de assertivos não haveria bode expiatório, porque as pessoas não estariam focadas em apontar culpados, mas em resolver problemas e aprender a partir dos erros. Não haveria a tensão de esconder o erro.
Em um mundo de assertivos, as pessoas poderiam se exprimir com liberdade. Aceitariam pontos de vista diferentes e não teriam medo de manifestar um ponto de vista diferente. Não haveria tanta briga e polarização, nem raiva e ódio. Haveria a aceitação do diferente. Ninguém pensaria em exterminar o outro só porque pensa diferente. Ninguém assediaria o outro.
Ah, se o mundo fosse de assertivos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário