quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Pergaminho número 7 - Desfrutarei a felicidade de hoje

"Pintarei esse dia com risos; modelarei esta noite em canção.  Jamais trabalharei para ser feliz;  mas, sobretudo, permanecerei ocupado demais para ser triste. Desfrutarei hoje a felicidade de hoje. Ela não é um grão para ser armazenada numa caixa. Ela não é vinho para ser guardada na jarra.  Ela não pode ser guardada para o dia seguinte. Deve ser plantada e colhida no mesmo dia e isto eu farei, de hoje em diante."

As duas primeiras frases desse trecho mostram que a felicidade depende de nossas ações:  Pintarei e modelarei são ações que dependem de nós,  não de circunstâncias externas. Eu tenho que fazer algo para trazer felicidade para minha vida. E temos várias opções. Na minha busca por qualidade de vida,  tenho feito várias escolhas que me trouxeram felicidade. Uma ação,  uma consequência.

Quanto à relação entre trabalho e felicidade,  não podemos deixar que o trabalho faça o papel de nos trazer alegria, mesmo porque independente da nossa escolha profissional sempre haverá atividades que amamos e outras necessárias,  mesmo que não gostemos.  Entretanto, a idéia de se manter ocupado para não ser triste é bem interessante.  Muitas pessoas acabam encontrando problemas mesmo quando não há por causa da ociosidade.  Manter-se ocupado é uma verdadeira terapia.  Muitas ideias ruins nem chegam a passar pela cabeça de pessoas ocupadas. Eu amo me ocupar. Sempre encontro algo diferente para fazer. Tudo funciona melhor quando estou ocupada, as pequenas coisas não me atingem. Pessoas desocupadas tendem a se preocupar com coisas muito pequenas. E um teste para descobrir se a pessoa está ocupada ou ociosa é ouvir suas preocupações.  Impressiona a observação.

E o trecho termina por instar o leitor a desfrutar da felicidade de hoje. Mesmo ocupados temos diversos motivos para sermos felizes. Eles estão nos cercando e não podemos deixar para amanhã.  Temos que buscar nossa felicidade agora. E novamente falo em qualidade de vida, pois há pequenas atitudes que podem ser feitas hoje: mimar-se,  relaxar, amar,  divertir-se,  ler um bom livro,  olhar coisas belas, admirar a natureza,  exercitar-se,  acariciar seu pet, alimentar-se bem... enfim, há felicidade ao nosso redor hoje. Ela não pode ser desfrutada amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário