terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Pergaminho número 6 - Passarei por dias alegres e por dias tristes

Lidar com emoções também é ter consciência que os dias se alternam entre tristes e alegres. Devemos apreciar e agradecer pelos dias alegres e saber que devemos conviver bem com os dias tristes. Todos estão suscetíveis a tristezas, então é algo a se esperar.

E se eu sei que pode acontecer, lido melhor com o acontecimento.  Sempre há algo positivo a se ver. E durante o tempo de alegria devo estar me prevenindo,  fortalecendo. Assim como as formigas se preparam no verão e já tem o abastecimento no inverno, temos que pensar em soluções caso algo aconteça.  Impedir completamente é impossível,  mas sem dúvida é melhor prevenir do que remediar.

Quantos exemplos vemos no nosso dia a dia de falta de prevenção.  E pensamos,  por que deixaram isso acontecer? Por que deixei isso acontecer? Um exemplo que está sendo bastante discutido é sobre o aborto. Eu sou sempre a favor da vida, mas então entram os questionamentos,  nascendo a criança,  como ela sobreviverá bem sendo insuficiente de recursos?  Como se dará alimentação,  saúde,  educação?  Uma criança não querida e desassistida tem que tipo de futuro? Como lidar com essa criança no futuro? Terá ela mais dias alegres ou tristes? Será ela motivo de alegria ou tristeza para a sociedade?

E se somos a favor da vida sem hipocrisia, qual a nossa responsabilidade como cidadãos?  Ou será que já que somos a favor da vida devemos pensar em como essa criança viverá com dignidade? O que a sociedade que condena o aborto sem hipocrisia fará?

Nossos dias alegres podem ser lutando pelo direito de todos. Prevenindo que situações de risco ocorram conosco devido a violência,  ajudando a sociedade toda a se estabilizar,  a ter dignidade e oportunidades. Nossos dias de alegria podem ser prevenindo de doenças por meio de atitudes saudáveis tanto alimentares como de exercícios físicos.  Nossos dias de alegria podem ser nos prevenindo financeiramente não fazendo gastos sem motivo é que só prejudicam o meio ambiente e ainda reservando para os dias mais difíceis.

Enfim, os dias alegres podem ser dias de prevenção para minimizar males maiores. Que sejamos pessoas que previnem ao invés de pessoas que remediam. E assim conseguiremos emoções mais estáveis, pois nossos dias tristes já foram minimizados com prevenção,  assim como as formigas fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário