sexta-feira, 26 de agosto de 2016

A arte de dialogar - Não gravite em torno do que as pessoas pensam e falam de você

Para encerrar com essa lei de qualidade de vida, devemos estar livres de pesos como a opinião alheia. Devemos respeitar o ponto de vista dos outros e saber que as pessoas pensam diferente e que atingir unanimidade é impossível.  Então haverá opiniões diferentes e será impossível agradar a todos. Jesus é perfeito e mesmo assim desagradou a muitos. Foi crucificado junto com ladrões.  Imagina nós que somos imperfeitos. Não conseguiremos nunca fugir de opiniões e falas contrárias.

Assim, a qualidade de vida também é conseguida quando nos libertamos do cárcere da opinião.  Nunca queira unanimidade, porque a unanimidade é burra. Além disso, é bom ouvir opiniões contrárias,  pois contribui com nossa visão.  Por vezes conseguimos enxergar apenas uma parte do todo e quanto mais ideias diferentes, melhor para o quadro geral. Entretanto, não podemos deixar que opiniões alheias nos derrubem. Elas devem nos construir. Por isso a importância de não gravitarmos em torno de opiniões e falas alheias.

Ouvir e ponderar é o melhor. Eu gosto de ouvir várias pessoas.  Sempre faço isso e aprecio cada um dos conselhos.  Ao final, eu mesma tomo a decisão final.  Não deixo que outros decidam por mim. E também me responsabilizo pelos meus atos. Claro que não seguirei cada um dos conselhos,  já que consulto muitas pessoas. Mas com certeza cada pessoa com quem dialogo me fornece uma perspectiva nova. Cada pessoa possui uma riqueza de conhecimento diferente. Umas com experiência prática de vida, outras com teorias, outras cultas, outras sábias sem estudo formal. Todas com uma sabedoria diferente da minha e assim formo um todo melhor. Vejo opiniões alheias como contribuições,  não como algo definitivo, ou com que tenha que me chatear se não é igual ao que penso. Pelo contrário,  aprecio a diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário