Essa maneira de ser assertiva ensinada por Margarita pode até ser mal interpretada. Na verdade Trata-se de uma forma de você encarar a situação. É uma questão de perspectiva para te ajudar a ser assertivo. Lembre-se que o título do texto dela é voltado para ajudá-lo a ser assertivo com pessoas que intimidam. Portanto, não é ser assertivo sem razão alguma ou com pessoas razoáveis. Estamos tratando aqui de pessoas não razoáveis e pessoas das quais você tem medo. Pessoas autoritárias e que não deixam espaço para as outras serem, porque apenas elas existem e são, na cabeça delas. Pessoas que negam seu direito de ser e de se manifestar. E que mesmo assim te intimidam. Ou talvez te intimidam exatamente por causa disso.
Enfim, trata-se de uma estratégia. Pense que a pessoa tem esse emprego porque você existe. Por exemplo, você é mal tratado numa repartição pública. Essa pessoa tem o emprego porque seus impostos pagam. Você é lesado numa situação de consumo, o gerente ou quem te lesou existe porque você consome o produto dele. Você é lesado por um político corrupto; ele está no poder porque você o elegeu. Você é lesado por seu chefe; o salário dele também é pago porque existem os funcionários que fazem a maquina girar...
Existem vários motivos que te ajudarão a entender que você tem voz, que você tem o direito de manifestar e as pessoas que intimidam não tem o direito de te lesar. É um exercício bem difícil ser assertivo e tudo é treino. Se treinarmos seremos empoderados, termos voz em uma cultura onde nos ensinam a ser extremamente submissos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário