segunda-feira, 30 de maio de 2016

Viver no topo

No livro "Milagres que acontecem" Mary Kay Ash comenta do livro "Viver no topo". Trata-se de uma publicação sobre as pessoas que chegaram no topo da carreira independente,  as Diretoras Nacionais.  Esse livro mostra que elas partiram de diferentes posições.  Ela fala que uma delas trabalhava numa fábrica de armas, outra tinha uma carreira bem sucedida numa emissora de televisão, outras com formação educacional avançada,  outras não,  outra fazia torta de limão para ajudar no orçamento.  Ela comenta que era isso que ela tinha em mente em 1963. Dar oportunidades para todo tipo de mulheres, todas as idades, formações,  raças,  cores, credos...

Realmente não há lugar como o marketing multinivel para dar oportunidades para qualquer tipo de pessoa desde que trabalhem com determinação.  Nesse lugar não há olhares por aparência, mas sim habilidades de acordo com o plano de carreira estabelecido. Eu tenho visto isso pessoalmente na Mary Kay. Há Diretoras com muita formação acadêmica,  assim como há Diretoras que não tiveram oportunidade de ter estudo formal. O que importa é a competência para fazer o que se estabelece no plano.

E o plano é claro e não varia para beneficiar apadrinhados, ou amantes, ou parentes, ou seja quem for. Isso me parece bem mais justo.

Mesmo que a pessoa não se veja com a competência para fazer o que deve ser feito no plano, há sempre espaço para desenvolvimento de habilidades. Algumas pessoas avançam rapidamente, outras avançam lentamente, outras nem avançam. Outras não querem a carreira, só gostam da oportunidade de vendas.

Algumas decidem viver no topo. Essa é uma decisão muito importante. E não há a objeção de falta de algo, as pessoas fazem o que devem ser feito a partir do momento que decide.  Ouvi a história de uma Diretora que fazia bolos e doces antes da carreira. Ela chegou lá,  desenvolveu as habilidades necessárias simplesmente porque decidiu viver no topo. Talvez teve que mudar muito do que fazia, pois certamente é insanidade querer resultados diferentes com a mesma atitude. É incômodo sair da zona de conforto.  Para ela certamente foi incômodo fazer algo diferente. Ela fez. Ela chegou no topo e vive no topo. Assim como outras que estão vivendo no topo. E o melhor do marketing multinivel é que para viver no topo, você deve ensinar outras pessoas a chegar no topo. Você deve querer ver outras pessoas compartilhando o mesmo lugar que você.   E deve ser uma grande satisfação  ver uma pessoa que partiu do zero e conquistou muito com sua ajuda. Claro que a conquista é pessoal, ensina-se o que deve ser feito. A garra e determinação deve ficar por conta da pessoa que quer viver no topo.

2 comentários: