Mary Kay comentou em seu livro que todos trabalham pela renda, mas deve-se considerar sentir - se bem consigo mesma. Ela cita os novos desafios, que são emocional e intelectualmente estimulantes, como um fator que pode ajudar na auto estima. No caso das Consultoras de Beleza, ela fala de uma nova autoconsciência, pois na maioria dos casos há uma reavaliação da aparência. Ela diz que em pouco tempo a Consultora passa a se maquiar melhor e muda outros aspectos da aparência. A transformação não é superficial, a família percebe em pouco tempo. A profundidade dessa mudança reflete em uma pessoa mais confiante, pois pessoas orgulhosas de sua aparência ficam mais auto confiantes e isso leva a novas realizações. Então Mary Kay mostra que o primeiro passo para conseguir o respeito dos outros é respeitar a si mesma.
Eu concordo muito que a renda é importante, mas o respeito também é. Todo trabalho deve conferir dignidade ao trabalhador, ele deve se sentir bem. Então o respeito próprio é um passo muito importante para conseguir respeito daqueles que ainda não enxergam o outro e sua necessidade de dignidade. Passei por muitos momentos em que não me respeitaram e sei que foi um ato de cidadania e respeito a mim mesma que me fizeram mostrar o limite entre ser subordinado e ser submisso a ponto de deixar absurdos ocorrerem. É diferente o respeito à hierarquia e você se colocar como ser humano que exige respeito. Com certeza todo desrespeito não prospera. Na informalidade isso ocorre com frequência, todos me contam como isso é comum, para me fazer ficar conformada. Mas como eu respeito a mim mesma, não devo deixar isso ocorrer, mesmo que seja comum na informalidade. Por isso, prefiro a formalização de tudo. Alguns podem achar a formalização muito ruim, mas acredito mesmo que a justiça impera quando se formaliza, pois aquele que teve preguiça de avaliar melhor e simplesmente te desrespeitou nada pode contra a investigação dos fatos. Aí entrará em cena alguém que terá interesse sem preguiça nem exaltação de examinar os fatos. E sempre admiro quem examina os fatos. Já me deparei com gente que quis esconder os fatos. Absurdos dos absurdos. Devemos trabalhar com eles, tal como são.
Sempre em minha vida não deixei ser desrespeitada. Sou muito quieta e alguns confundem isso com passividade, com deixar ser desrespeitada. Mas definitivamente tenho auto confiança e sei o que faço e como faço para não me intimidar com agressões sem sentido. Conheço minha seriedade e imparcialidade, não gosto de misturar nada e nem de desrespeitar meus próprios valores.
E algo que admiro na Mary Kay como empresa é essa vontade de aumentar a auto estima da sua força de vendas. De fazê-la crescer e se desenvolver. E realmente muitas Consultoras descobrem talentos nela, beleza nela, e isso aumenta tanto a auto confiança, que se tornam pessoas realizadas, sentido-se muito bem consigo mesmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário