Mary Kay cita esse provérbio chinês do titulo em seu livro para mostrar que devemos ter uma meta de longo prazo, mesmo que pareça inatingível. Ela ensina que as metas de curto prazo devem ser realistas e atingíveis. E assim ir aumentando o nível de dificuldade a medida que ganha confiança. Boas metas devem fazer nos esticar. A empreendedora cita mais um ditado: centímetro por centímetro é fácil, por metros fica mais difícil. E outro: você pode comer um elefante, com uma mordida por vez.
De fato, o plano de carreira ajuda as Consultoras a terem metas. Você pode ser uma Diretora, mas é claro que deve começar aos poucos. Ninguem consegue formar um time de uma vez. É preciso começar com uma, duas, três pessoas. E a empresa já começa a bonificar a consultora a partir da terceira pessoa. Mesmo que a meta de longo prazo seja ser Diretora, você deve começar com a meta de ter três pessoas no time e ir aumentando gradativamente. Há uma reportagem da revista Veja sobre as Consultoras da Mary Kay com Diretoras Nacionais que atingem 200 mil reais mensais. Ela começou com três pessoas no time. E não parou nem desistiu.
Na parte de vendas a empresa ajuda as pessoas a terem metas. Há um desafio trimestral com vários níveis. Então a Consultora que almeja ganhar os prêmios saberá sua meta mensal e trimestral para chegar a pontuação desejada.
Isso ajuda a ter organização e trabalhar com metas. Quem tem desejo de ganhar um desafio trimestral pode se organizar com a meta do mês, da semana e do dia. E assim não precisa comer o elefante inteiro, a pessoa dá uma mordida de cada vez. E não se perde.
Serve para qualquer objetivo. Quem se organizar e souber dividir a meta de longo prazo em pedaços menores não se sentirá oprimida. Fará o seu pouco de cada dia, sabendo que ele contribui para a meta final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário