quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Sinais de abuso emocional

Eu gosto muito de acompanhar o blog psychcentral,  pois os textos são de qualidade e as visões são pouco encontradas em blogs de língua portuguesa.   É uma pena que tanto conhecimento interessante esteja disponivel apenas em inglês.

Um texto muito interessante que encontrei por lá foi "21 sinais que você está em um relacionamento emocionalmente abusivo" de Marni Feuerman.  Embora trate de relacionamento amoroso, acredito que podemos utilizar para outros tipos de relacionamentos, como as relações de trabalho ou qualquer outro do qual o líder de si mesmo deve se proteger. Inclusive para relações de consumo ou até políticas. Quanto mais conhecimento temos de técnicas manipulativas,  mais podemos ser verdadeiramente cidadãos.

O primeiro ensinamento é que o abuso nem sempre é óbvio,  pode ser muito escondido e sutil. E nesse caso é abuso psicológico,  também conhecido como abuso mental ou emocional.

Um dos sinais é o controle de informação disponível para manipular o senso de realidade da outra pessoa sobre o que aceitável ou inaceitável.  O abuso emocional usa manipulações emocionais intensas e ameaças para que a vítima faça a vontade do abusador.

Todo o abuso tenta minar a auto estima. A pessoa abusada se sente sem esperança e sem ajuda. O abusador convence a vítima que o abuso é por causa dela, que ela merece o que está acontecendo. Que ela é responsável pelo que está acontecendo.

Conhecendo os primeiros sinais de abuso, podemos estar atentos para nos proteger disso e sermos mais atuantes, mais  líderes de nós mesmos, menos manipulados em todas as situações de nossa vida.

Se você realmente quer liderar sua vida, sair do piloto automático e ser crítico a respeito do que ocorre ao seu redor, vale a pena investir tempo de pesquisa sobre manobras manipulativas. Quando percebemos pessoas querendo nos manipular e ficamos fiéis aos nossos valores, toda nossa vida se transforma.  Deixamos de ser abusados e vítimas para sermos líderes.  Eu amo ser líder de mim mesma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário