sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Força de vontade: autocontrole e disciplina

Foram feitas diversas pesquisas a respeito da força de vontade e ela está ligada ao autocontrole e a disciplina.

Crianças que em pesquisas conseguiram resistir a tentação de comer um biscoito tiveram uma carreira mais bem sucedida ao longo da vida. De acordo com as pesquisas, esse hábito pode ser ensinado. Quando adultos, isso se asemelha ao nosso hábito de consumo. Comprar impulsivamente ou esperar e fazer uma boa administração financeira. Muitas pessoas se assemelham às crianças que tem que comer o biscoito na hora. No entanto, uma boa administração financeira mostra que ao invés de pagar juros, compensa esperar ter todo o dinheiro para adquirir e então conseguir um bom desconto à vista. E enquanto não temos a quantia toda, qualquer aplicação serve, até a poupança.

A disciplina está ligada à força de vontade, pois é preciso certo esforço.  De  acordo com um dos pesquisadores,  quando você aprende a se esforçar para ir à academia, começar uma lição de casa ou a comer uma salada, você está mudando a maneira como pensa. Assim, aprende a controlar melhor seus impulsos e consegue se distrair das tentações.  O sulco criado pela boa vontade faz o cérebro praticar a se concentrar num objetivo.

Nem sempre conseguimos ter a força de vontade,  auto disciplina e auto controle, mas temos que  ter isso como objetivo se queremos certos resultados. É apenas questão de hábito e com o tempo se torna automático,  nem parece que a pessoa está fazendo um sacrifício.   Tem várias coisas que vejo pessoas fazendo por hábito.  É o natural delas. Elas não estão fazendo esforço, não estão se sacrificando, apenas tem uma força de vontade num grau diferente. Eu vejo muitas pessoas num grau de força de vontade maior do que o meu e as admiro bastante. E tudo que elas conseguiram  foi merecido, devido à sua disciplina. Por isso são também minha inspiração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário