quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Segredos de qualidade da Starbucks: ensinar o hábito da força de vontade

O autor ilustra a importância do hábito da força de vontade com a estratégia da Starbucks, que faz treinamentos com todos os funcionários com diversas situações que podem acontecer no dia a dia e possíveis soluções.  Nos treinamentos,  eles objetivam criar hábitos na pessoa, como o da força de vontade.

Até mesmo pessoas que não tem esse hábito,  pode adquiri-lo. A empresa confia nisso e pode oferecer um super serviço aos clientes. O autor cita exemplo de uma pessoa que não tinha esse hábito e ao trabalhar na empresa e receber o treinamento, mudou completamente sua maneira de agir e viu sua vida mudar muito.

Eu acredito muito nesse hábito e por isso acredito que a diferença entre aquele problema entre Meritocracia e favoritismo não seria realmente um problema se todos  prezassem pelo hábito da força de vontade. Pois não haveria favorito, ele mereceria. Quando falo que não concordo com o cargo de confiança ou comissionado,  não estou pensando em detrimento de ninguém, pois sei que muitas pessoas que tem cargos de confiança ou comissionados que realmente merecem conseguiria o cargo da mesma forma se o cargo tivesse critérios objetivos e provas de acesso. Não haveria prejuízo algum, apenas uma melhora considerável na qualidade.

O que gosto em Mary Kay é que depende exclusivamente de força de vontade. Quando as pessoas comentam de pessoas que não deram certo no negocio eu sempre me questiono se é o negócio ou a força de vontade. Acredito que todos podem se desenvolver em qualquer tipo de negócio ou área,  depende de aptidão e força de vontade. Nada se faz sozinho,  sem força de vontade. Quando se vê poucas no topo, acredito que a força de vontade também foi diferente. Ou será que a força de vontade é igual? Não consigo acreditar nisso. É exatamente essa a diferença de quem consegue e não consegue. E isso ocorre em todas as áreas e carreiras, uns se dão bem, outros mal.  Mas sorte não é.  Independente da carreira,  ninguém é top sem força de vontade, portanto creio ser um dos melhores hábitos a se adquirir.

E se você tem força de vontade e o critério tem sido o do favoritismo, então talvez seja a hora de procurar algo paralelo,  apenas para experimentar se não há outro lugar onde sua força de vontade terá retorno. Apenas como experimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário