A Starbucks fez um manual para os funcionários lidarem com os pontos de inflexão. Todos os problemas que de maneira geral ocorrem durante o atendimento foram anotados e transformados em um manual para que todos os funcionários estejam preparados para lidar com eles. Saber de antemão quais são os problemas e estar preparado faz uma grande diferença e podem evitar que ocorram novamente, pois quem passou pela situação consegue lidar com ela, porém os novos funcionários nem sempre conseguem contornar situações inesperadas.
Acredito que a Starbucks poderia ser um estudo de caso para várias empresas e instituições em geral. Já pensou ter um manual que ajuda a lidar melhor com todas as situações? Claro que é impossível prever tudo, mas é importante que esses dados estejam disponíveis e sejam usados para a melhora da empresa ou instituição, economizando tempo e energia.
A Mary Kay tenta economizar tempo e energia das novas iniciadas pois o plano prevê que a iniciadora esteja por perto para auxiliar quem inicia. Então de certa forma, nós temos vários atalhos, pois nossa iniciadora já teve experiência que repassa a nós. Além disso a Diretora também repassa seus conhecimentos nas reuniões de unidade.
Assim é possível ter experiência sem necessariamente ter que primeiro passar pelas falhas e erros. Acredito que ajuda muito nos pontos de inflexão, porque nossa iniciadora e Diretora são bem acessíveis.
Na nossa vida, podemos tanto aprender com nossos erros e falhas e formar nosso "manual" de vida, ou podemos ler biografias de grandes homens, pois aprendemos que a maioria deles foram homens comuns com força de vontade extraordinária e tiveram muitos pontos de inflexão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário