segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Mesa redonda do eu

Outra técnica sugerida por Augusto Cury é a Mesa Redonda do Eu. A técnica cria janelas paralelas em pessoas que desejam superar transtornos ou em pessoas que querem desenvolver o potencial intelectual e expandir a qualidade de vida.

Essa técnica é uma reunião conosco mesmos pelo menos duas vezes por semana durante quinze minutos. Paramos todas as atividades e debatemos nossos problemas, dificuldades, crises e perdas. Consiste em um auto diálogo.  O mundo pode nos abandonar, mas nós mesmos não podemos nos abandonar, ensina o autor. A mesa redonda do eu ajuda a deixarmos de sermos vítimas do terrorismo dos pensamentos.

Não é fácil criar janelas paralelas, é preciso muito persistência.  Insista em educar a emoção, precisa muito treinamento.  É um músculo, como diz o Erico Rocha, só treinando mesmo. E muito.

Acredito que os ensinamentos desse autor são bons porque incentivam cada um a buscar suas próprias respostas.  Entrar em um auto diálogo pode parecer fácil,  mas de fato exige bastante de nós mesmos, mas o importante é que esse auto diálogo aos poucos vai nos dando respostas, nos ajuda a entender melhor a nós mesmos, pois temos a tendência de julgar o outro e não olharmos para nós mesmos.  A exigir do próximo e não ver onde estamos falhando ou podemos melhorar. Temos tendência a nos julgar vítimas quando podemos superar muitos desafios e ser autores de nossas próprias vidas, escrevendo uma história ordinária ou extraordinária.

Conhecia o trabalho desse autor mas este livro em particular li depois que comecei a escrever o blog. De certa forma,  o blog é uma mesa redonda do eu. Algumas vezes escrevi que o blog serve mais para mim do que para qualquer outra pessoa,  pois esse diálogo é sobretudo para meu auto desenvolvimento.  Gosto de penetrar nas avenidas de meu ser, me questionar, de duvidar de certos conceitos cristalizados, de me conhecer melhor,  de me corrigir, enfim, se ajudar pelo menos uma pessoa estou feliz, porque compartilho o que me ajuda a crescer e a repensar minha forma de ser. Então acredito que o blog seja uma mesa redonda do eu e que tem me ajudado muito. Estou constantemente criando janelas paralelas, estou constantemente me desenvolvendo e adquirindo novas idéias de pessoas comuns que tenho encontrado e de autores maravilhosos como esses que cito. Eles me modificam, me ajudam sem ao menos saber quem sou, que maravilha que é a divisão do conhecimento.

Acredito muito na mudança pela educação.  Cada novo conhecimento é uma nova janela que se abre.

Um comentário: