quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Como fazer a força de vontade um hábito?

No manual da Starbucks há muitas páginas em branco para o próprio funcionário prever os problemas e pensar em uma solução.  O pulo do gato está na prática,  os funcionários praticam até que se torne um hábito.

Quando escolhemos um comportamento de antemão e o praticamos, aprendemos a seguir uma rotina e sabemos o que fazer assim que ocorre um ponto de inflexão. Por exemplo, a deixa era o cliente irritado, como o funcionário tinha praticado bastante, a rotina acontecia.

Várias empresas adotam o poder do hábito. A Deloitte Consulting tem o Momentos que Importam, com rotinas programadas para lidar com pontos de inflexão.

A Container Store auxilia os funcionários a reconhecerem os pontos de inflexão e adquirirem hábitos na forma de rotinas.

Então a força de vontade é adquirida com a prática.  Precisamos praticar bastante até que se transforme em hábito e rotinas ajudam muito. Minha Diretora Nacional sempre diz que quando iniciou ficou praticando no espelho e com os filhos como conduzir uma sessão e que todos já estavam cansados de ouvir a mesma coisa, tal foi a dedicação dela em praticar. Ela já era professora universitária, tinha mestrado e era fisioterapeuta e se dedicou a praticar o roteiro da Consultora com muita seriedade. Vejo pessoas que sequer leram o roteiro e o guia. Ela poderia pensar que já sabia muito,  mas não.  Estudou o roteiro até a exaustão. E teve seus momentos de insegurança na primeira sessão,  como todos que fazem algo novo. Que força de vontade admirável!!!

Eu valorizo muito a rotina. Gosto de ter tudo programado porque com o tempo tudo que colocamos na rotina se torna um hábito. Quando decidi dedicar umas horas da manhã com o trabalho com clientes,  coloquei na minha rotina e simplesmente cumpria o que tinha que fazer,  não tinha sol, chuva, ou o que seja que me impedia de fazer diariamente. Pouco, mas consistente.  Esse era o meu lema. E  de fato em pouco tempo se tornou um hábito.

Então escolhi o comportamento de antemão e o pratiquei. Todo dia. Consistentemente. No início foi mais difícil,  porém tudo que se pratica vai se aperfeiçoando. Talvez ainda esteja muito longe da perfeição,  mas não tem que ser perfeito, tem que ser o melhor que posso fazer hoje. E se fizer de novo amanhã,  com o tempo ficará melhor do que fiz ontem. Prática,  somente a prática ensina mesmo. Teoria é muito bom, amo estudar, mas sem prática tem pouco efeito.

E minha vida ainda tem muitas páginas em branco para eu preencher com os comportamentos que eu posso escolher de antemão e começar a praticar. Nossa vida é cheia de páginas em branco e poder escolher é a liberdade que devemos almejar. Pelo menos eu assim o faço.  Escolho e pratico.  Pratico e se torna um hábito poderoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário