sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A sofisticada forma de abuso emocional chamada "gaslighting"

Esse abuso ocorre quando uma informação falsa é apresentada para que a vítima duvide de sua própria memória,  percepção e sanidade. Os exemplos podem variar de negações sobre incidentes passados a eventos bizarros com a intenção de confundir a vítima.

Outra tática manipulativa é chamada de "jogar um osso" em que o abusador é "simpático",  "faz elogios" ou "presenteia" para apagar o mau comportamento.  As pessoas abusadas precisam entender que isso é parte da dinâmica e do ciclo de abuso, ensina Marni Feuerman.

A autora ainda enfatiza que é importante lembrar que nada disso é culpa sua. Os abusadores são manipuladores expert e sabem fazer você acreditar que a maneira como você está sendo tratado é por sua culpa. Essas pessoas sabem que todos têm insegurança e usam essas inseguranças contra você.

Os abusadores te convencem que você não merece um melhor tratamento e que eles estão fazendo isso para te ajudar.  Alguns abusadores são charmosos e simpáticos em público de forma que as pessoas têm uma boa impressão deles.

Quem passa por abuso não pode esperar uma mudança do abusador,  tem que reconstruir sua auto estima.

E assim finalizo minhas reflexões sobre esse texto dessa autora que pode ajudar muitas pessoas a se libertarem de comportamentos abusivos.

Essa leitura está no meu blog de consultora pois aprendi numa das palestras da Mary Kay que nosso sucesso depende cerca de 60% do emocional. A parte técnica é muito importante,  nas temos que nos fortalecer emocionalmente e pessoas abusadas jamais serão fortes suficientes para terem sucesso,  pois a auto estima será minada. E quem não tem auto estima não tem nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário