As pessoas de mentalidade rica administram bem seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal seu dinheiro.
Segundo o autor devemos aplicar 10% do que recebemos para a poupança a longo prazo, 10% para a instrução financeira, 50% para a conta das necessidades básicas, 10% para a conta das doações, 10% para a conta da diversão, 10% para a conta da liberdade financeira.
Muito interessante. Aprendi com minha mãe que deveríamos ter a poupança a longo prazo. Muitas vezes não é preciso instrução superior para ter alguns princípios básicos de economia. Minha mãe era expert sem nunca ter estudado isso é nos passou esses valores. Ela sempre dizia que deveríamos estar sempre preparados e que não era para gastar tudo o que recebesse. Quanto mais estudo administração financeira, mais verifico que minha mãe tinha razão. Hoje encontrei uma cliente que estava falando sobre José do Egito, ele interpretou o sonho de faraó e previu uma grande Fome. Eles guardaram na bonança e estavam preparados para o tempo ruim.
Quem está com o orçamento meio apertado não precisa ficar gastando com instrução financeira. Há muitos bons sites sobre educação financeira e vídeos no YouTube com ótimos ensinamentos. A Internet tem bons e maus conteúdos. Se procurarmos bem, a Internet pode ser uma ótima ferramenta. Ainda existem as bibliotecas. Por que não fazer uso desse equipamento? Talvez teríamos mais bibliotecas se a população fizesse uso do equipamento público. Às vezes é questão de demanda.
As doações estão presentes em quase todos os livos que li. Tudo que doamos, Deus se encarrega de devolver. Não se preocupe muito. Quem sabe administrar o pouco, sabe administrar o muito.
A conta da liberdade financeira é importantíssima. Aliás, é o assunto que venho tratando. É importante entender esse conceito para não fazer confusões. Temos muito tabus, achamos que sabemos tudo e por que não estarmos abertos para certos conceitos que não compreendemos ainda? Quem dera muitas pessoas tivessem liberdade financeira e isso se conquista aos poucos, já imaginou conquistar de 10 em 10%? Assim é a formiga e seu exemplo a nós. Aos poucos chegamos lá.
Não precisa abrir contas bancárias para cada um, envelopes bastam. Mas algumas precisam de pelo menos uma poupança para começar. Parece difícil, estou tentando. Mas tudo é possível quando temos um propósito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário