terça-feira, 18 de agosto de 2015

Sonhe grande e preste atenção nas oportunidades

As pessoas de mentalidade rica focalizam as oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos. Acredito que também possuo esse arquivo de riqueza. Eu vejo oportunidades e dificilmente encaro os acontecimentos como obstáculos.

Sempre acreditei que a diferença não está na circunstância em si, pois duas pessoas podem estar passando pela mesma situação e ver os acontecimentos de forma totalmente diferente. Já passei por situações em minha vida que muitos podem achar que não aguentariam, que seria muito ruim mesmo. Eu consegui ver uma oportunidade naquele momento e tive uma grande melhora em minha qualidade de vida. Isso teve relação com uma acusação falsa, uma defesa de minha parte e uma agressão,  pois a pessoa achou que não teria direito a responder e me defender. Foi mais ou menos assim para ficar mais concreto, me jogaram dardos e eu coloquei um escudo.  A pessoa ficou indignada pois não achou que tinha direito de pelo menos menos usar um escudo e sofri uma agressão exatamente por estar usando um escudo para me defender. Para ficar mais concreto, depois do dardo, resolveram usar uma bomba. Eu tinha várias escolhas: não me defender, defender, sair (nós não somos obrigados a permanecer numa situação ruim), me submeter, continuar a sofrer agressões e das próximas não me defender pois a defesa iria ocasionar mais agressões,  enfim, qual era a melhor?  Me defendi e solicitei a saída.  Eu não sou obrigada a ficar num local onde me acusam injustamente e não me dão o direito de defesa. Se ficasse talvez seria melhor, mas será mesmo que faria bem para minha auto estima, não estaria sofrendo psicologicamente a cada dia? Não estaria odiando cada dia que teria que suportar aquela situação?  Sim. Que oportunidade maravilhosa que é sair e dormir tranquila, sem raiva,  mágoas,  preocupações.  Isso é qualidade de vida e eu sempre prezo pela minha paz. Não importa o que os outros pensam que é melhor.  Claro que depois da bomba veio uma pessoa imparcial e conseguiu ver o absurdo da situação e de certa forma consertou o que havia sido feito.  Infelizmente os danos na nossa psique continuam, nunca mais somos os mesmos, mas o fato de ter enfrentado a situação me faz mais forte. Gostei muito de ter escolhido pelo meu bem estar. Tanta gente que sofre sem considerar a oportunidade de sair da situação que eu me sinto uma afortunada.  As situações sempre vão ocorrer, cabe a nós escolher ver a oportunidade que a vida nos dá de sermos assertivos, guerreiros, cidadãos que lutam pelos direitos. Se a gente lutar pelo nosso direito sempre haverá alguém imparcial que enxergará as acusações injustas. Então por que deixar-se ser acusado injustamente? Medo. Temos muito medo  dos problemas e esquecemos que temos direito e temos a oportunidade de nos defender.

Isso é vida pessoal. É colocar - se,  posicionar se.  Mas o mesmo ocorre com negócios.  Tem tanta oportunidade boa para a gente e não conseguimos enxergar porque só vemos os problemas. Por exemplo, quando comecei na Mary Kay pensei várias coisas: e se não desse certo? E se ninguém comprasse os produtos? E se eu fracassasse?  Com que cara olharia as pessoas? E se eu entrasse numa furada? E se... e se... Entretanto também enxerguei as oportunidades: e se desse certo? E se eu aprendesse muito de marketing e negócios?  E se eu ficasse mais bonita usando esses produtos maravilhosos e ainda pagando mais barato? E se eu ficasse mais bonita por que aprenderia a me cuidar melhor?  E se eu aprendesse sobre liderança e conseguisse fazer a carreira? E se eu lucrasse com as vendas? E se eu aprendesse um novo ofício?  E se eu perdesse um pouco mais da minha timidez e ficasse mais expansiva por que seria obrigada a me expor? E se eu conhecesse mais pessoas e fizesse mais amizades?  E se eu ... e se... Comecei a ver várias oportunidades e coisas boas.

Venceu as oportunidades sobre os problemas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário