segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Como acelerar o processo de independência financeira?

Após a leitura do livro Investimentos Inteligentes de Cerbasi e ver a tabela do processo de aquisição do primeiro milhão,  percebi que o fator juros pode ser muito importante, muito mais do que imaginamos.

A verdade é que com paciência e constância muitos podem  chegar ao seu objetivo, mas com foco e senso de urgência alguns podem chegar na frente. A tabela do Cerbasi é quase que obrigatória para quem quer acelerar. Ela se constitui de valor de investimento, tabela de juros e anos necessários para se chegar lá.  Portanto, quanto maior investir cada mês,  mais rápido chegará.  Este é um acelerador. Só que não é só o valor que interessa,  mas também o quanto ele renderá.  Então é bom começar a prestar atenção aos juros e me pareceu que esse acelerador é importantíssimo.

Quanto mais a gente precisa,  mais a gente faz o contrário,  paga juros altíssimos e dilapida o que temos. Se fizéssemos o contrário,  recebêssemos juros maiores, aí inverteriamos o cenário é chegaríamos mais próximos da independência financeira. São apenas números,  e muitas vezes achamos que tem pouca importância.

Então o que David Portes fez foi impressionante, pois dobrou seu capital, nenhum investimento dobra seu capital.  De R $ 12,00 ele fez R $ 24,00. Baseados no que hoje ele é, só podemos concluir que ele foi reinvestindo no negocio e dobrando sucessivamente o capital. Parece brincadeira, mas em pouco tempo pode-se conseguir muito se fôssemos sucessivamente reaplicando e dobrando o capital.

Se deixar numa poupança eu tenho rendimento de 0,5% aproximadamente; numa renda fixa 1% aproximadamente; num investimento de alto risco 12% aproximamente,  por que não pensar em investimentos que me exigem menos capital inicial e maior rentabilidade,  mesmo que tenha que trabalhar um pouco no início?  Isso certamente acelera o processo.

Foi isso que pensei ao iniciar em Mary Kay. O menor investimento me dá desconto de 25% o que significa lucro de 33% sobre meu investimento. O maior investimento me dá desconto de 40% o que significa um lucro de 66% sobre meu investimento. Se eu conseguir participar de promoção tem desconto que chega a 80%, o que significa um lucro muito grande mesmo. Claro que são raras as promoções de 80%, mas que seja promoção de 50%, isso significa lucro de 100% sobre meu investimento. Impressionante!!! Isso realmente acelera o processo e tem tanta gente deixando na poupança com rendimento de 0,5% quando dá isso.

Trabalhar com números nos dá outra visão.  Que fosse 20% como é o desconto da maioria das outras marcas. Ainda seria um lucro bem maior do que uma aplicação de alto risco e ainda não se aplica valores baixos, porque as taxas engolem todo o lucro e você acaba muitas vezes perdendo.

Quem entrou em Mary Kay e está com o menor percentual de lucro deve começar a reinvestir no negocio. Guardar mesmo para poder no futuro aumentar os descontos e poder participar das promoções.  Esse é um acelerador muito importante. E aproveitar que é feito em três vezes no cartão.  Assim você ganha sem investir nada. Pense como é bom ter lucros com investimento zero. Eu descobri isso é quero compartilhar porque o lema da empresa é enriquecer a vida das pessoas.  E enriquece mesmo... mas é preciso constância e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário