Certamente esse assunto não se esgota, há diversos motivos e enumera - los seria impossível, pois cada um tem uma particularidade. No entanto, podemos discorrer sobre alguns motivos gerais para nos prevenirmos e tentar dar certo. Quem empreende sabe que corre riscos e deve estar ciente que não há garantias de que o negocio dará certo. Muitos fazem exatamente a mesma coisa, estão exatamente no mesmo ramo e alguns conseguem e outros não.
Acredito que o primeiro motivo é a pessoa achar que se basta, que não precisa obter mais conhecimento. Essa é a verdadeira definição de arrogância. Aquele que acha que não precisa estudar, que não precisa de mais ninguém para ensiná-la, pois ele tem todas as respostas, já está pronto, já sabe tudo e só o que ele pensa é a verdade. Infelizmente para alguns, precisamos obter conhecimento todo o dia. Precisamos estudar e pesquisar muito antes de começar algo. Precisamos continuar nos aperfeiçoando no processo. Sempre há algo que não sabemos sobre negócios em geral, gestão, produtos, etc. Então não devemos começar nada nem arriscar nosso capital em nada antes de sabermos bem do que se trata.
O segundo motivo é nossa forma de pensar. Se não tratarmos nossa ansiedade, nossas emoções, nossa resiliência e persistência jamais poderemos dar certo. Talvez seja a parte mais difícil e que garanta 60% do nosso sucesso.
O terceiro motivo são nossas finanças. Se não soubermos nem administrar nossas próprias finanças, como saberemos administrar um pequeno negócio? Muitas pessoas esperam que o negocio as sustentem, quando a verdade é que o empreendedor é que terá que sustentar o negócio nos primeiros meses ou anos, depende do investimento inicial, portanto creio que devemos primeiro ter uma reserva de emergência e depois tentar empreender. Você, sabendo dos riscos do negócio, entrará sabendo o que pode perder e só investirá o que suportar perder. Além disso, formar uma reserva de emergência exige disciplina e todo empreendedor deve ser disciplinado.
O quarto motivo é querer começar grande. Devemos testar nossa ideia, mesmo que seja para conhecer o negócio. Kiyosaki fala em trabalhar sem receber. Teste sua ideia, mesmo que seja sem receber nada em troca. Focamos em ter lucros quando na verdade o foco deve ser o conhecimento e ser útil. Comece pequeno, aprenda o mercado, as dificuldades. Com esse conhecimento do micro você terá uma idéia do macro. E será apenas uma idéia mesmo, porque só conhecemos algo quando de fato a executamos. E nesse processo de teste você verá se a sua ideia é de fato útil para as pessoas, se você tem algo que as pessoas buscam e necessitam, pois não adianta nada uma grande ideia que não tem utilidade nenhuma para as pessoas.
O quinto motivo é a falta paixão. Claro que você pode achar que gostaria de algo e descobrir que não era o que pensou. Mas é tarde se essa descoberta ocorrer depois de um grande investimento ou depois que você tomou uma decisão realmente comprometedora. Será que seus olhos brilham pelo seu empreendimento? Você acorda motivado para fazer seu negócio? O teste é importante também para descobrir se você gostará ou não do que pretende fazer. De nada adianta querer sair de uma situação ruim para cair em outra situação desagradável. O que você fará tem que ser com amor, dedicação e visando resolver não apenas seu problema, mas o de outras pessoas. Você pode até vender algo que não gosta nem usa, mas será que demonstrará paixão? Será que seus olhos brilharão ao falar do projeto?
Creio que há outros inúmeros motivos. Mas só com esses já dá para começar a refletir caso esteja pensando em ser independente financeiramente e decidir por um empreendimento. Não ter garantias é um desafio e tanto... mas também é bom porque nos dá senso de responsabilidade e cautela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário