sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Sonhe grande mas planeje

Quando aprendemos a planejar,  verificamos que nossa vida fica organizada em todos os aspectos.  Quem tem um sonho e  planeja, está mais próximo de chegar ao que almeja.  Logo que iniciei em Mary Kay, minha iniciadora, que agora é minha Diretora, ensinou-me a fazer um planejamento indicado pelo SEBRAE. Gostei tanto que agora após um ano, fiz novamente o planejamento. Muito mudou desde que fiz o cartaz, percebi que consegui evoluir muito e realizei grande parte do que tinha planejado.  De alguma forma ter o planejamento por escrito nos dá vontade de realizar.  Eu deixo meu cartaz em local bem visível,  de modo que vejo sempre minhas metas.

Ainda pegando aquele exemplo de abrir uma loja. Quem tem esse sonho precisa planejar. Ele pode estar distante,  não tem problema algum. Nosso maior problema é ser muito imediatista e não saber planejar no longo prazo. Quem não tem nem capital para o estoque não precisa se desesperar e achar que jamais conseguirá,  tem que planejar em ter ao menos o que colocar na loja.

Não é o caso, mas por exemplo, uma consultora que está iniciando geralmente não começa com muito, não tem muita pronta entrega. Se ela se planejar bem, pode aos poucos ir incrementando sua pronta entrega e materiais para demonstração.  Vamos supor que a iniciada não tem capital e vai trabalhar com cartão.  Não tem recursos que garantam a cobertura do cartão,  depende apenas das vendas para com elas pagar as parcelas do cartão.  Arriscou - se em assumir uma dívida e terá que correr atrás de resultados.  Então o ideal é começar com parcelas pequenas. Então não compensa fazer uma grande compra. Compensa fazer a compra de 30% de desconto e ir demonstrando os materiais que vem no kit de iniciação.  A demonstração é que alavanca as vendas. Todas as consultoras sabem que quem demonstra vende mais do que quem não demonstra. Ter essa pronta entrega também alcança as vendas. Então no planejamento tem que ter a meta de vender pelo menos o que garanta o pagamento da parcela.  Não é muito e mesmo eu que faço por uma hora e meia por dia vendo isso. Atualmente bem mais, mas é possível pela minha experiência com outras consultoras e anfitriãs.  Ela não deve fazer novas compras até ter vendido tudo ou a maioria e pode escolher deixar seus lucros em produtos ou guardar o excedente. Guardar o valor de pagamento das parcelas é essencial, nem precisava dizer mas realmente tem consultora que gasta o valor que recebe e depois não tem como pagar a parcela. Um bom planejamento deveria incluir reinvestir no negocio, e não sair gastando o lucro desde o início.

Com o passar do tempo, a consultora que optou pegar todos os os valores de lucro e guardar terá capital suficiente para nas próximas compras evoluir para o desconto de 35% e obter mais lucros, que não deverão ser gastos ainda. Ela deve se planejar para alcançar a compra de 40% de desconto.  E depois se planejar para comprar promoções e obter mais lucros.  Quem se planeja assim consegue,  com certeza. Quem começa a gastar e não se controlar não consegue e muitas vezes desiste no meio do caminho.  A palavra chave aqui é reinvestir no negocio. E para isso a pessoa precisa ser organizada e obedecer com disciplina seu planejamento.

Uma vez ouvir Tiago Avila falar que devemos engravidar do negócio.  Isso é pensar no longo prazo. O resultado é bem melhor quando temos essa paciência de esperar um tempo antes de querer resultados.   O negócio não iniciará grandioso para todas. Tem muita consultora que inicia bem e já consegue ter grandes lucros logo no inicio. Isso não é difícil de acontecer, mas quem tem orçamento apertado ou não tem capital precisa ter paciência e aprender a reinvestir no negocio com planejamento, sabendo exatamente onde quer chegar.

Quando a consultora chega na fase de pronta entrega nota mil, demonstração  de dar inveja, então ela só terá mesmo lucro, pois já não precisa se preocupar em montar pronta entrega e nem em ter produtos para demonstrar. Quem tem pronta entrega tem clientes bem mais satisfeitas e isso faz diferença na hora da cliente escolher sua consultora. A demonstração de itens também faz a diferença na hora de escolher a consultora. Todo produto demonstrado vende, então você consegue vender bem mais quando demonstra o produto.   Se ela chegou na fase de ter só lucros,  então ela simplesmente pode ir guardando para outro sonho que tem. Ela pode começar o planejamento de realização desse sonho. Isso é pensar no longo prazo e não ser imediatista.  Eu não me arrependo de planejar. Quando me vejo há um ano, tenho certeza que estou em situação melhor. Quando me vejo 5 anos atrás,  tenho certeza que estou bem melhor. Há 10 anos atrás nem se fala. Tenho evoluído muito. Paciência e planejamento podem ser decisivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário