O primeiro arquivo de riqueza de Eker é a responsabilidade por criar sua própria vida. Nenhum terceiro deve ter responsabilidade por sua situação, pois a maioria do que acontece conosco é escolha. Inclusive para o que é inevitável existe uma escolha: como você encara isso. Então o grau de sucesso financeiro seu é escolha sua.
Não tem essa de ter nascido pobre sem oportunidade ou ter nascido rico com muita oportunidade, pois tem muito rico que joga fora suas oportunidades, até morrendo por suas irresponsabilidades (escolha deles) e muito pobre que ficou rico, ou que chegou numa fase satisfatória para ele, porque a riqueza é relativa.
Acredito que dominei completamente esse arquivo, não responsabilizo ninguém pelos meus fracassos. Tudo na minha vida foi escolha minha. Sofri muito em algumas situações, mas sempre houve uma escolha a ser feita. Já fui ameaçada para tomar certa atitude e recusei-me a submeter-me a uma ameaça. Sofri mas tenho plena consciência que foi escolha minha. Poderia ter me submetido à ameaça, entretanto nunca traio meus valores e para cumprir ameaça a pessoa teve que se passar por ridícula. Faz uns dois anos que isso aconteceu e até hoje vejo como certas pessoas passam até vergonha para cumprir ameaças que não podem levar adiante, pois não existe bases para isso. Escolha minha. Sou extremamente feliz por ter feito essa escolha. Seria infeliz se me sentisse acovardada e me submetesse a uma pequeneza com o foi o fato que ocorreu.
Responsabilizo-me pelas minhas vitórias. Foram tantas. Sou feliz o suficiente de dizer que consegui realizar a maioria dos meus sonhos, mesmo até aqueles grandes que muitos achavam impossíveis. Certificado da Cambridge? eu pude. Concurso público? Eu pude. Faculdade? Eu pude. Pós graduação? Eu pude. Primeiro lugar no vestibular da FATEC? Eu pude. Enfim, meus sonhos não são bens palpáveis nem financeiros, mas estes tenho certeza que ninguém pode tirar de mim. Esses são bens que nenhum ladrão rouba, eles são meus e sou tão feliz de ter conseguido...
Não vou negar que esses bens intangíveis me ajudaram a conseguir muita coisa e quem sabe me ajudarão a alcançar a independência financeira. Amo a jornada, não é pelo bem em si nem pela renda, acho que o que mais me motiva é a satisfação de ter colocado um objetivo aparentemente difícil de conseguir e chegar lá será muito bom mesmo, porque é mais satisfação de saber que consegui alcançar algo difícil. Coisas fáceis nunca me atraíram. Se tivesse que aprender inglês, que fosse para ter o CPE, nem que demorasse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário