O cartaz do SEBRAE, do qual tanto falo aqui no blog, é dividido em várias partes, que são as considerações a serem feitas pelo empreendedor antes de iniciar seu negócio.
Quem me apresentou o cartaz e me explicou foi minha iniciadora, que atualmente é minha diretora. Portanto, a maneira de interpretação será parte do que ela ensinou e parte do que pude concluir.
A primeira parte do cartaz é intitulada "eu observo". Assim, antes de iniciar qualquer empreendimento temos que observar o quadro geral. Apenas gostar do que faz não é suficiente, o empreendedor precisa de muito mais.
Logo que eu pensei em empreender não sabia qual ramo escolher e nem qual caminho seguir. Comecei a observar e entender o que seria esse negócio. Fiz três cursos a distância no SEBRAE e comecei a pesquisar os nichos de mercado e os possíveis mercados de atuação. Pesquisei e conversei com várias pessoas acerca de aluguel, funcionários e outros detalhes importantes. A seguir, pesquisei franquias. A primeira conclusão foi que todos exigiam um capital muito alto e eu não estava disposta a fazer empréstimos e nem a correr um risco tão alto. Correr riscos calculados para mim é tranquilo, mas não faço nada do que esteja acima de minhas possibilidades.
Assim, fiquei anos apenas observando, o que acredito seja uma boa idéia no começo. Espere o melhor mas esteja preparada para o pior. Isso é otimismo com cautela. Tomar uma decisão é um passo muito importante. É por isso que temos que observar muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário