quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Segundo degrau - Iniciadora Estrela Independente

A iniciadora Estrela é diferente da Consultora estrela. Eu fui consultora estrela por obter pontuação que me permitiu ganhar um prêmio trimestral. Há vários níveis de prêmios trimestrais e de consultora estrela, depende dos pontos obtidos. Assim, a iniciadora Estrela Independente conquistou essa posição porque fez inscrição de três pessoas como consultora. Eu por enquanto não inscrevi pessoa alguma e ainda não estou no segundo degrau.

Isso é uma opção de escolha.  Várias consultoras não querem carreira, preferem ficar só com as vendas e essa é uma decisão pessoal. A Iniciadora Estrela passa a receber um crédito Mary Kay de 4% sobre os valores sem impostos dos pedidos pagos pelas iniciadas diretas. Para receber esse crédito ela precisa estar ativa, isto é,  precisa estar efetuando vendas e liderando pelo exemplo.

Esse crédito é pago pela empresa como um reconhecimento pelo trabalho da iniciadora.  Afinal, ela abriu mão de seu lucro imediato, pois geralmente a consultora que ela inicia seria cliente dela, e ajuda a empresa a expandir - se.  Não é só.  Como iniciadora, ela passará a dar treinamento à consultora iniciante, na forma de assessoria direta. Portanto, todas as dúvidas da nova consultora deverão ser sanadas com sua iniciadora, de forma que a iniciadora estará abrindo mão de outras atividades e de seu tempo para ajudar quem entrou. É justo que receba por isso. A Diretora também ajudará nesse processo.

Repito que achei o plano inteligente porque não adianta iniciar alguém e não dar suporte. O crédito Mary Kay só faz sentido se a iniciante estiver trabalhando e prosperando.  Se a iniciante não for para a frente o crédito é zero. 4% de nada é zero. Simples assim. Então a iniciadora dará o seu melhor exemplo e o seu melhor conselho.

O crédito também faz muito sentido porque não é um alto valor e nem sairá do lucro da iniciada.  As regras de desconto são as mesmas para todos. No princípio a consultora fica realmente na dúvida,  pois o lucro imediato com a venda é maior do que com o crédito de 4%. No entanto, no longo prazo vale a pena formar uma equipe e ser Diretora, pois é uma grande conquista.

Para quem pensa que é pirâmide,  esclareço que não é,  pois o crédito é realmente pelo trabalho de assessoria, tempo despendido com a atividade de liderança e pelo esforço de cada uma. Não é nada de apelo como numa pirâmide financeira, que prega o lucro fácil,  e se eu iniciar apenas uma pessoa e não trabalhar mais nesse sentido não ganho crédito algum. No entanto,  se minha iniciada se esforçar pode até a chegar a Diretora e eu continuarei no primeiro degrau. Isto é,  a empresa valoriza o esforço de cada um, independente se entrou primeiro ou depois.  Quem entrou depois e foi mais produtivo ganha mais e alcança melhor posição  do que quem está há um tempo,  mas está estagnado e não se desenvolve.

Nessa posição,  a iniciadora continua a obter lucro com as vendas e a com a possibilidade de ganhar os prêmios trimestrais e anuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário