sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O que é independência financeira?

Existem várias fases pelas quais uma pessoa pode passar em relação a sua vida financeira. Nunca me interessei particularmente por esse assunto enquanto era uma estudiosa, mas depois que meu irmão indicou o livro "Pai Pobre Pai Rico" de Robert Kiyosaki,  minha curiosidade guiou - me para novas descobertas que se mostraram tão fascinantes quanto os estudos que tinha feito anteriormente em minha vida. Assim, a pessoa pode estar endividada, poupando ou colhendo os frutos do seu investimento.

A pessoa endividada é aquela que está na corrida dos ratos, ou seja, corre, corre e sempre chega no mesmo lugar. Ela levanta-se, trabalha, paga suas contas e no outro mês é a mesma coisa: vive para pagar contas. E nunca sai desse estágio,  cada dia é uma conta nova. Tem - se à falsa impressão de bem estar e até mesmo pujança financeira, no entanto continua na mesma.

A pessoa que está poupando conseguiu dar o segundo passo. Pagou todas suas dívidas e consegue controlar o seu orçamento de forma que consegue guardar um pouco para os possíveis problemas que todo ser humano está sujeito a passar. Nessa fase é preciso ter uma reserva de emergência,  cerca de três vezes o seu gasto mensal. Se você não tem idéia do seu gasto mensal e nem de quanto seria sua reserva de emergência,  deve urgentemente começar a fazer uma planilha com todos os seus gastos.  A reserva de emergência deve estar em local de liquidez, como a caderneta de poupança,  que não é um investimento.

Agora surge a dúvida:  meu salário só me fornece o suficiente para sobreviver. Não tenho como sair da corrida dos ratos e não tenho nem como ter reserva de emergência. Gustavo Cerbasi sugere que algo seja feito.  Impressionante mas no livro dele indica a venda de cosméticos ou qualquer outra atividade que possa aumentar o orçamento e possibilitar a criação de uma reserva de emergência. Claro que indica também métodos tradicionais como melhorar a formação profissional.

Passada essa fase, chega a hora de começar os investimentos. Robert Kiyosaki critica o pensamento da classe média de ostentar e se endividar.  Quando os resultados dos seus investimentos retornarem o valor do seu gasto mensal você terá a tão sonhada independência financeira. Mas como assim? Por exemplo, seu gasto mensal é quatro mil reais, então seu objetivo é ter investimentos que rendam quatro mil reais, sem que você trabalhe neles, o dinheiro é que passará a trabalhar por você.

Você poderá continuar trabalhando por prazer, mas sua sobrevivência é garantida independente de você trabalhar ou não,  isto é,  você não necessitará de um salário.  Isso é independência financeira.  Difícil?  Impossível?

Pense na qualidade de vida que tem alguém com independência financeira, que pode fazer escolhas, que pode trabalhar por prazer, que nem precisa de um despertador... Isso é possível sim para quem acredita, age e vai à luta, aprende a controlar impulsos e encontra alternativas.

Há pessoas que vêem Mary Kay como oportunidade para sair da corrida de ratos e alcançar a independência financeira. Alguns vêem como investimento, já que o correto é ter mais de um, ter diversidade. De qualquer forma é possível ações simultâneas. Por exemplo investir em Mary Kay e colocar os lucros em nova aplicação, já que não tem aplicação financeira que traz lucros iguais a Mary Kay. É preciso considerar que envolve trabalho. Mas para quem faz Mary Kay por amor nem parece trabalho.

Independente de como você veja, com certeza Mary Kay é uma ótima oportunidade de mudar vidas, de enriquece- las em todos os sentidos. E ouvi vários relatos de pessoas que alcançaram independência financeira com Mary Kay.


Nenhum comentário:

Postar um comentário