Um dos conceitos que mais me marcaram ao ler o livro que me inspirou nessa jornada empreendedora foi o de ativo e passivo. Eu nunca tinha pensado no assunto e não tinha idéia do que isso significava. Tinha estudado um pouco de contabilidade enquanto estava prestando concurso público, mas o conceito aqui é diferente. Robert Kiyosaki explica de maneira prática.
Todos nós achamos que uma casa, carro, ou qualquer outro bem semelhante é um ativo. Ele explica que na verdade ele é um passivo. De maneira geral, o autor explica que o passivo tira dinheiro do seu bolso e o ativo coloca dinheiro no seu bolso. Assim, partindo desse conceito simplificado, quando se compra uma casa para moradia, constantemente sairá dinheiro, ela nunca renderá lucros a não ser que seja vendida posteriormente com valor maior. Nesse ponto, é difícil de calcular se foi vendida com as correções ou se obteve realmente lucro. Qualquer outro bem que não gere renda é um passivo.
O ativo é um bem que gera renda. Uma casa para aluguel é um ativo, pois está trazendo renda. É realmente difícil fazer os cálculos, pois o investimento numa casa é alto, então vai de fazer contas. Geralmente, se consegue no máximo 1% ao mês sobre o investimento. Uma aplicação financeira é um ativo, pois renda fixa também está girando em torno de 1% ao mês no máximo. Ações também são ativos, rendem no máximo uns 12% ao mês, as mais sólidas e confiáveis.
Robert explica que se começar investir em ativos em pouco tempo os investimentos darão condições para que se compre uma bela casa para moradia e um belo automóvel e outros bens. No entanto, é preciso paciência, esse plano mostrado por ele não é para imediatistas. Ele garante que é paciência que vale a pena, pois ao final, os pacientes terão frutos melhores do que aqueles que foram imediatistas. Confesso que não consegui colocar tudo em prática e que tem alguns conselhos bem difíceis de serem seguidos. Não custa tentar, pelo menos não é sacrifio para pessoas com meu perfil. Claro que cada um tem um perfil e que é aconselhável equilíbrio.
Então passei a prestar atenção em ativos e passivos. Quando fui convidada a me cadastrar como consultora me perguntei: trata-se de um ativo ou passivo? Tenho certeza que os produtos da minha pronta entrega são ativos. Eu comprei com desconto e vou revendê - los com lucro, como de fato já comecei a fazer e tenho descoberto o quanto o produto é aceito pela qualidade que apresenta. Como os descontos regulares variam de 25 a 40%, os lucros são infinitamente melhores até que aplicações de risco. Aprovado sob esse ponto de vista. Tem a questão do trabalho. Como envolve trabalho, então tem muita gente que me fala que a comparação com investimentos não é adequada. É que para mim é prazeroso, então o trabalho não é problema. Enfim, tem a carreira, que se eu seguir também será um ativo e um investimento mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário