"Você tem o direito de mudar de opinião - É sinal de flexibilidade, apesar de termos aprendido que é sinal de fraqueza, que errar é sinal de irresponsabilidade e, por isso, que não somos capazes de tomar decisões. Mudar de opinião pode ser saudável e inteligente, mesmo porque nossos interesses e contextos mudam. Dessa forma, permanecer na rigidez pode ser sinal de ignorância."
Seja assertivo! Vera Martins
Aqui a autora enfatiza que podemos mudar de opinião. Está tudo certo mudar. Aliás, acredito que mudar é a condição para o crescimento.
A rigidez de pensamento não é boa para nós. Ela nos prende a um lugar que nem sempre é o melhor para nós. Ela nos prende a um passado que nem sempre contribuirá para um futuro melhor.
Augusto Cury também enfatiza a necessidade de mudança e ele se dá como exemplo. Ele era ateu e após estudar a vida de Cristo passou a ser acreditar em Deus.
Ele teve a flexibilidade de mudar. É muito inteligente mudar se há um caminho mais agradável. Se há uma porta que nos leva a um lugar melhor. E mais saudável.
Jesus ensinou que para ser salvo era preciso nascer de novo. O mestre nos ensinou a importância da mudança. Sem mudar os velhos hábitos, sem dar um adeus ao nosso "velho eu" que tem vários vícios prejudiciais é impossível ter uma vida em paz. Como achar paz se somos orgulhosos? Como achar paz se temos inveja? Como estar em paz e ao mesmo tempo ansiosos? Como achar paz se dependemos da opinião alheia e vai se impossível agradar todos?
A vida com os frutos espirituais depende de mudar de opinião. É preciso muita mudança e paciência, pois os resultados não são imediatos. Os frutos do espírito são amor, paz, alegria, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, serenidade e auto controle. Nosso "velho eu" precisa mudar muito de opinião para chegar a frutificar.
E em todos os aspectos da vida. Ser rígido só vai nos prender e impedir nossa frutificação. Sim, temos o direito de mudar, isso é sinal que estamos aprendendo e abertos a novos conceitos. Que todos os dias um pouco do "velho eu" se vá e que nossos paradigmas mais fortalecedores nos alcancem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário