"1o. Passo - Diante de uma situação, você compara ou não as circunstâncias com as experiências passadas. De qualquer forma, avalia o contexto da situação.
2o. Passo - Você escolhe enfrentar a situação, defendendo seus direitos e respeitando os do outro na presente situação.
3o. Passo - Finda a situação, você se sente bem porque respondeu assertivamente, cuidou de sua auto afirmação. Ouviu o ponto de vista do outro a seu respeito e apresentou sua versão do problema. É evidente que ouvir coisas inadequadas sobre nós é desagradável, mas, se for necessário, é a alternativa correta.
4o. Passo - Você fica contente e orgulhoso de si mesmo por ter sido assertivo. Você fala para si mesmo: Eu sou capaz."
Seja assertivo! Vera Martins
O assertivo nem sempre vai utilizar o seu passado diante das circunstâncias, pois nem sempre é bom. Por exemplo, muitos reagem negativamente a uma situação porque no passado viveram uma situação semelhante. Cada caso é um caso, ter essa possibilidade de escolha é mais correto. Às vezes somos injustos com alguém por ter feito uma comparação com o nosso passado. Não tem relação alguma com a pessoa do presente.
O assertivo defende seus direitos sem tirar os direitos do outro. Existe respeito, você permanece com sua dignidade sem tirar a do outro.
É muito gratificante resolver situação difícil. É um desafio. E é por isso que o assertivo se sente bem. O mais importante é ter cuidado de afirmar a si mesmo, pois é esse cuidado que garantirá sucesso em outras empreitadas, mesmo em outras áreas da vida. Resolver torna a pessoa mais segura de si mesma. Mais auto confiante.
Algo também muito importante nesse processo é ouvir o outro. Não só o assertivo defende seu ponto de vista, como dá abertura para ouvir pontos de vista diferentes. Mesmo contrários às suas crenças. Não é necessário concordar, mas ao menos ouvir e considerar a visão do outro. É preciso fortalecer esse músculo da aceitação da crítica e até fazer alguns ajustes, pois o assertivo trabalha com ganha/ganha. Ele não quer ganhar sozinho nem derrotar o outro. Há um paradigma diferente da sociedade competitiva: Como fazer para ambas as partes saírem ganhando? A resposta a essa pergunta pode trazer muito progresso, pois há críticas destrutivas e há críticas construtivas.
A auto estima fica cada vez mais fortalecida toda vez que você for capaz de resolver algo difícil. Você acredita mais em si mesmo e encara novos desafios.
O problema diminui e você cresce. Muitas vezes o problema não é tão grande, nós é que ainda não conseguimos ser maior que ele. Se estamos num nível 5 e o problema é nível 10, não conseguiremos resolver. Mas se crescemos para nível 10, poderemos resolver. Se crescermos mais ainda, o mesmo problema nível 10 será muito fácil, então poderemos buscar o nível, 12, 13 e crescer com isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário