"O que leva uma pessoa a se tornar agressiva?
- Frustrações acumuladas - uma pessoa que se sentiu impotente ao ver suas opiniões, seus sentimentos e suas necessidades frequentemente menosprezados e seu território frequentemente invadido, chega a um ponto de extrema revolta, decidindo por se defender agressivamente contra o mundo agressor.
- Medo latente - O comportamento agressivo pode ser adotado em função do medo de ser esmagado numa relação direta com o outro. Esse medo pode ser consequência de falta de confiança e da não aceitação de suas próprias características pessoais.
- Desejo de vingança - Quando um relacionamento do passado fica mal resolvido, a raiva contida e não extravasada no momento do acontecimento pode se transformar em rancor e desejo de vingança. Quando o agredido se sente fortalecido e superior ao agressor, é o momento propício à vingança. E, tenha certeza, é maligna.
Mas existem aqueles que reagem assertivamente expressando seus sentimentos negativos e colocando limites ao agressor. Com agressões muito invasivas, é preciso ser firme, não ter medo do outro, e principalmente não julgar e nem culpar o agressor, e sim assumir seus sentimentos."
Seja assertivo! Vera Martins
O assertivo entende o agressor. Isso não significa que não colocará limites. Entender e perdoar não significa também concordar com o comportamento. Podemos sim expressar nossos sentimentos, sermos firmes e corajosos sem julgar e nem culpar. É importante expressar esses sentimentos ao invés de negá-los e lidar com eles e com as consequências que ele traz. Muitos escondem esses sentimentos. Muitos negam esses sentimentos e isso acaba extravasando de alguma forma. Muitas vezes de forma agressiva. Por isso, temos que lidar com os sentimentos quando não nos sentimos bem, quando algo nos incomoda, quando nos faz mal. Sem agredir. O que é um desafio porque temos a tendência natural a levantar defesas.
Muitos agressivos não estão reagindo contra você. Eles foram agredidos no passado, em outras situações, e hoje reagem mal. Então não tem relação alguma com você. Eles se revoltaram por serem menosprezados no passado e não conseguiram ressignificar essas experiências. Eles reagem agressivamente com todos que os lembram de alguma forma desse menosprezo do passado.
Outros agressivos estão com medo, estão apenas levantando defesas. Esses são os inseguros. Esses são aqueles que não se aceitam pelo que são. Eles têm medo que de alguma forma sua imagem ou sua segurança sejam atingidos. Por mais que aparentem auto confiança a ponto de agredirem, no fundo são extremamente inseguros e falta-lhes auto estima.
Outros agressivos são movidos pela vingança pelo que perceberam como agressão a eles. Muitas vezes não houve agressão, apenas a percepção, como no caso dos suscetíveis. Mas não importa, pois a pessoa criou um monstro e acha que deve se vingar por causa desse monstro que ela mesma criou.
Por isso, para combater a agressão é primeiro que próprio agressor se conscientize do quanto esses sentimentos de necessidade de agressão fazem mal a ele mesmo. O agressor sofre muito por ameaças que na maioria das vezes não é real.
Em segundo lugar, é preciso que o agressor passe a ter consciência com esforço de mudança. Ele passará um período tendo que se esforçar toda a vez que sentir necessidade de agressão. Ele conseguirá algumas vezes, outras falhará. Mas ele já estará num segundo estágio. Não é mais aquela pessoa que agredia no piloto automático, sem perceber e ainda se achando vítima da situação. Agora ele percebe que o comportamento é prejudicial a ele e ele se esforça conscientemente para combatê-lo.
Haverá um terceiro momento. De tanto praticar a não agressão, de tanto praticar estar ciente do comportamento, o agressor passará a automaticamente, sem esforço, deixar de agredir. Ele logo perceberá que está levantando defesas desnecessariamente e que sofria por bobagens.
Nesse estágio ele terá uma qualidade de vida nunca antes sentida e terá paz. Não porque as pessoas mudaram, mas porque algo mudou dentro dele.
E é por isso que os assertivos devem compreender o agressor. Ele é uma pessoa sem paz e que sofre muito com as próprias cargas que coloca para si mesmo. Ele não percebe a necessidade de arrancar isso de si e atirar longe, ele se agarra a essa carga.
O agressor sofre e não tem paz. Como bem disse Jesus no sermão da montanha: "Bem aventurados os mansos e os pacificadores". Enquanto o agressor não descobrir como baixar suas defesas, ele não será bem aventurado. Ele não terá paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário