"A auto estima é o resultado do conceito que tenho de mim, ou seja, o que penso e sinto sobre mim mesmo, da confiança que deposito em mim, manifestada pela expressão "Eu confio no meu taco" e do respeito que tenho pelo meu eu real, admirando minhas fortalezas e tendo compaixão pelas minhas fraquezas.
Para pensar, sentir e agir nas mais diversas situações da vida, buscamos as informações registradas no programa psicológico. O conteúdo que estiver gravado vai influenciar na determinação dos nossos pensamentos, sentimentos e ações. Nossa auto estima será boa se nos virmos com bons olhos. Mas, se nos percebemos como uma pessoa inadequada, insegura, limitada em suas competências, nossa auto estima poderá ficar comprometida e, consequentemente, nosso comportamento será reflexo da auto imagem. É a chamada profecia do auto desempenho."
Seja assertivo! Vera Martins
Nós prevemos se seremos ou não bem sucedidos de acordo com nosso diálogo interno. Por isso, prestar atenção nele pode mudar uma vida. Se acreditarmos que podemos, então nós nos esforçaremos para fazer o necessário. Se acreditarmos que não podemos, nem vamos dispor de nossa energia. Isto é, como pensamos sobre nós mesmos define nosso resultado. Se acredito que posso passar num concurso público, estudo. Se não acredito, nem presto o concurso, muito menos uso meu tempo e energia para estudar.
Assim, cuidar da auto estima é fundamental. E para isso é preciso ser assertivo para defender nossa auto estima. O blog luta pela causa dos assediados moralmente. Essas pessoas tem sua auto estima jogada para o chão se acreditarem nos bullies e se não tiverem recursos para defender-se. E a auto profecia deles se realizam. Os assediados acabam com baixos resultados caso não tomem uma atitude de empoderamento.
Esse processo de empoderamento consiste em ter um programa psicológico que os empoderem, não aos programas psicológicos que os abalam. Como buscamos nossas informações nos programas psicológicos, é fundamental cuidar do que registramos na memória. Se o conteúdo do registro for fortalecedor, então nossas ações serão, porque o diálogo interno nos fortalece. Se o conteúdo for ruim, então nossas ações serão derrotistas, porque nosso diálogo interno não nos dá suporte.
A chave então para um bom desempenho é cuidar do que é registrado na memória. Cuidar da nossa auto estima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário