terça-feira, 11 de abril de 2017

Criando o futuro - Raciocínio reflexivo

Habilidade de revisitar o passado para obter uma perspectiva real e pensar com compreensão ampla das situações, segundo Maxwel.  Faço uso desse raciocínio com certa frequência.  Refletir faz parte da minha rotina diária. Empregar um tempo para pensar em como temos vivido para poder melhor se planejar e para aprender com essa experiência é usar o tempo para o importante.  Deixar no piloto automático, sem paradas, nos faz agir da mesma forma, não nos dá a oportunidade da mudança com base na experiência.

Revisito o passado para aprender com ele, não para lamentar-me nem para morar nele. Afinal, não há nada que possamos fazer acerca do que já se passou. Seria chorar sobre o leite derramado. Chorar é perda de tempo.  Podemos refletir sobre esse leite derramado com uma perspectiva real e compreensão ampla se não chorarmos, mas sim pensarmos em como não derramar o leite da próxima vez.

Então seria mais ou menos o raciocínio de analisar porque o leite foi derramado.  Recipiente inadequado?  Escorregou das mãos?  Chão escorregadio?   Derramou por distração?  Achou que era outra bebida e derramou? Enfim, temos que encontrar a causa e trabalhar o raciocínio a partir daí.  Digamos que descubra que o recipiente era escorregadio.  Se eu não refletir e ficar no piloto automático não descubro e continuo a usar o mesmo recipiente com o risco de derramar novamente.  Se eu reflito e descubro a causa, compro um novo recipiente.  A ação não é nada complicada,  era só sair do piloto automático.

Claro que se trata apenas de um exemplo. O leite derramado pode ser qualquer problema,  simples que seja,  que queiramos resolver.  Toda noite é um bom horário para refletir durante o dia. O que deu certo? O que deu errado? O que dá resultado?  O que não dá resultado?  O que devo continuar fazendo? O que devo mudar? Como posso aprender com minha experiência?

Se não todo dia, então uma vez por semana,  uma vez por mês.  Ter um diário ajuda muito. Simplesmente vamos escrevendo nossas reflexões.  Agora tenho um diário de agradecimentos, um de aprendizados e outro de Yoga.

Ter Boas perguntas também ajuda muito. Talvez não precisamos de boas respostas para tudo na vida, mas Boas perguntas. Boas reflexões a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário