Habilidade de pensar com clareza sobre as questões, tirando do caminho as distrações e os ruídos que podem confundir a mente. Essa é a definição do autor. Da mesma forma que é importante ver de forma ampla, como num mapa; precisamos ver as particularidades, como uma rua em particular. Nossa vida também é assim, vemos o todo para diagnosticar, ver o que precisa de atenção e podemos focar em algo necessário.
Se a pessoa percebe que está trabalhando muito e negligenciando a saúde, viu de uma forma ampla, conseguiu sair do foco do trabalho. Então percebe que precisa focar na saúde. Não precisa ser 24 horas por dia. Cada um deve ir adaptando de acordo com as possibilidades. Quando estou muito ocupada e sei que tenho apenas dez minutos para Yoga na minha rotina matinal, então me concentro nessa atividade apenas nos 10 minutos. Foco no que sei ser necessário para o meu bem estar e qualidade de vida. Depois, ao longo do dia, tendo oportunidade vou acrescentando mais práticas de posturas ou respirações.
Se de forma panorâmica percebeu que falta dar mais atenção à família, então deve-se focar em fazer isso. O dia tem 24 horas, portanto sempre há como separar um tempo para o importante.
O raciocínio amplo é importante para focar. Primeiro vemos o todo, depois sabemos onde necessitamos mais foco. Pode ser um exemplo do corpo. De modo geral estamos bem? Há alguma parte do corpo que necessita foco por algum motivo? Dores nas costas, nos pés? No estômago, de cabeça? O que podemos fazer de forma focada para amenizar ou acabar?
Com certeza preciso desenvolver muito meu raciocínio amplo, pois tenho muito a melhorar o onde colocar foco. Ainda não consigo enxergar muito que deveria ser aperfeiçoado com foco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário