Maxwel cita Billy Graham: "Se a pessoa mantém uma atitude correta diante do dinheiro, isso contribuirá para colocar em ordem praticamente todas as outras áreas de sua vida". E o autor acrescenta que não há problema em viver modestamente nem em ter bens. Há pessoas materialistas sem dinheiro e pessoas não materialistas prósperas. E ainda pergunta: Você não conhece pessoas de ambos os tipos?
Concordo que tudo na vida é atitude correta. Penso que uma das atitudes corretas é não se endividar, ou se o fez, pagar corretamente o que deve. Outra atitude correta é possuir, não se deixar possuir. É o caso de quem tem um bem, mas ele não o possui. Tem um emprego, mas ele não o possui. Tem gente que um carro o possui, não é ele que possui o carro. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Não é possuí-lo a raiz de todos os males. Outra atitude correta é o desapego. Podemos ter roupas, sapatos, maquiagens, entretanto não podemos nos apegar a essas coisas. É saber viver bem com ou sem as coisas.
O autor cita Orman, que ganha e administra dinheiro de forma adequada diariamente. Ela vive modestamente, dirige carro usado... mas tem muitas alternativas. E conclui que as alternativas é uma boa forma de medir o sucesso em finanças.
Amo o conceito de viver modestamente. Para que uma casa enorme? Para que muitas roupas e sapatos? Para que consumo exagerado? Para que status? Para agradar o outro e mostrar para o outro?
Amo o conceito de ter alternativas. De não fazer por ser obrigado. Pessoas que deixam de fazer sua obrigação quando não monitorados estão insatisfeitos e seriam mais felizes se tivessem alternativas. Os empreendedores fazem para si mesmos, não precisam ser monitorados. Se estão fazendo por opção, porque é uma das alternativas, é uma grande alegria.
A atitude correta obviamente inclui fazer tudo dentro da ética, dentro de
Nenhum comentário:
Postar um comentário