Habilidade de rejeitar as limitações do senso comum e conquistar resultados incomuns. Assim define John Maxwel. Também gosto muito desse raciocínio. Tornei-me mais questionadora após fazer um curso de extensão universitária na PUC. Sempre digo que foi o melhor curso que fiz. O conteúdo em si era excelente, mas o que mais marcou foi essa habilidade que eles se propõem a desenvolver nos alunos.
E o melhor era a proposta de replicar isso. Fazer com que as discussões tornassem nosso entorno igualmente mais questionador. Replicar o que é bom faz uma sociedade mais ativa, sem a passividade que nos marca e nos limita.
E quais são limitações de senso comum? Sou contra as que dizem que não podemos mudar o status quo. Sempre podemos expandir e sair dessas limitações. Nasci pobre e o senso comum diz que pessoas pobres continuam pobres, não tem a mínima chance de ascensão. Não estou rica, mas progredi muito em relação ao que nasci. Acreditei que não existe um limite e temos que ficar naquele limite. Acreditei que podemos crescer. Um centimetro de cada vez, não precisamos de metros de cada vez. Não precisamos de grandes saltos, pois vi muitas pessoas não sabendo lidar com as mudanças bruscas.
Será que alguém pobre de periferia conseguiria resultados incomuns? Pode a maioria das pessoas acharem que não é. Mas graduei-me, pós graduei-me, tenho certificados internacionais, tenho um bom cargo. Sou muito grata a tudo que tenho. Acho que é bom. Não importa se outros não achem. Eu é que tenho que valorizar minhas conquistas.
E questiono tudo. Será que tenho que aceitar assédio? Se faço tudo certo como se daria para Deus, cumprindo minhas obrigações de maneira correta, não tenho que aceitar. Não temos que dar uma de esperto no trabalho e na vida. Temos que ser honestos.
Será que tenho que aceitar lesão ao consumidor? Não. Por isso reclamo a cada lesão que sofro. Vou atrás dos meus direitos.
Muitas vezes pessoas vêem os introvertidos e tímidos e confundem, acham que não são questionadores. É aí que se enganam. Isso não tem relação com extroversão, tem relação com um tipo de raciocínio.
Podemos questionar tudo. Corrupção, violência, pobreza, desigualdade social, preconceitos, desonestidade... E crescemos nos questionamentos. E construímos um futuro melhor quando questionamos o que está a nossa volta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário