segunda-feira, 10 de abril de 2017

Criando o futuro hoje - Raciocínio sobre possibilidades

Definido como a habilidade de liberar entusiasmo e esperança para encontrar soluções até para situações que parecem impossíveis. Gosto muito deste raciocínio. Uma vida sem entusiasmo e esperança sempre pode mudar. Entusiasmo é ter Deus dentro de nós.  É estar disposto, com uma vivacidade para o objetivo que é construir o amanhã da forma como queremos. O quanto temos entusiasmo hoje para construirmos nosso amanhã?  Se estivermos sem entusiasmo, não construiremos um amanhã em que teremos entusiasmo. Ciclo vicioso. Temos que quebrar esse ciclo trazendo o entusiasmo para hoje, para que amanhã estejamos abastecidos de entusiasmo.

Ter esperança é acreditar que tudo será melhor,  mesmo que as circunstâncias não ajudem. Esperança relaciona-se com fé e com otimismo.  Já viu alguém de fé ser pessimista? A pessoa acredita que Deus providenciará o melhor para si. Ela acredita mesmo sem ver nenhuma evidência.  Acredita no que não consegue ver ainda.

Eu acho entusiasmo em boas companhia e leitura.  Eu encontro a esperança na fé que tenho. Assim, por mais que digam que é impossível,  eu continuo a ter entusiasmo, importa mais o meu caminho,  não a linha de chegada. Por isso sou entusiasta, gosto do caminho, gosto do processo em si. Tenho fé porque acredito no amor do Pai.  Não importa o que as pessoas pensam, o mais importante é conservarmos o amor de Deus.  Ele jamais abandona o servo fiel e que o coloca sobre todas as coisas.

Assim, com a orientação divina podemos encontrar solução para o que parece impossível.  Começamos a pensar em possibilidades.  Não há um problema que seja maior do quem me auxilia. Eu digo ao meu problema que ele não é grande,  grande é meu Deus.

Mesmo aqueles que se apoiam apenas no entusiasmo e na esperança conseguem ver possibilidades.  Essas pessoas se fortalecem e ao invés de desistir diante de algum obstáculo,  elas começam a analisar a questão sobre vários ângulos para se chegar a uma boa solução.  Muitas vezes não se consegue soluções porque a visão está apenas em um fator. No exemplo do desemprego muitas pessoas vêem como única solução um emprego formal,  com carteira assinada. Há várias outras soluções,  inclusive pessoas saindo de seus empregos formais para trabalhar home based,  com marketing de nível,  com vendas, com um negocio próprio,  com fabricação de algo, artesanato, serviços, uber, serviços na Internet variados ,  enfim, há mais soluções do que apenas a carteira assinada.  Mas se a pessoa foca apenas em uma solução,  ela perde as outras soluções possíveis.

Assim, nosso raciocínio sobre as possibilidades nos amplia muito o campo de visão para resolver problemas antes insolúveis.  Passamos a ter esperança e entusiasmo para fazer aquilo que achávamos ser inviável enquanto há pessoas sem esperança e sem entusiasmo para começar algo diferente. Nosso raciocínio abre nossas possibilidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário