quarta-feira, 5 de abril de 2017

Criando o futuro hoje - Raciocínio criativo

Definido como a habilidade de romper suas limitações e explorar ideias e alternativas,  de maneira a experimentar a inovação. Um dos meus valores é a criatividade.  Nem sempre consigo ser criativa,  entretanto faço minhas tentativas, pois para mim esse raciocínio é tão importante como qualquer outro.

Tento romper minhas limitações tentando pensar em algo diferente.  Se todos rumam para o mesmo lado,  isso quer dizer que eles estão padronizados, não pensam em alternativas,  em nada diferente.  Não digo que a padronização é ruim, muitas vezes precisamos dela. Outras vezes precisamos da alternativa. Assim que conseguimos o equilíbrio, nem sempre devemos ser rígidos e engessados.  Todas as grandes invenções partiram de mentes criativas e que saíram da padronização,  pensaram em algo diferente.

Li em um livro que quanto mais ampliamos nosso conhecimento,  mais nos tornamos criativos. Um raciocínio complementa e ajuda o outro. São mais criativas as pessoas que conseguem sair de suas áreas.  Então se gosto de literatura,  serei mais criativa se ler outros gêneros.  Se gosto de História,  serei mais criativa se estudar matemática,  ou qualquer disciplina completamente diferente.  Creio que tenha relação com as conexões neurais.  A cada novo conhecimento,  gravamos algo no cérebro e criamos conexões.  Quanto mais conexões,  mais a pessoa consegue ativar diferentes partes do cérebro na solução de problemas.

Nosso dia a dia apresenta um monte de problemas a resolver, pessoas criativas tem mais condições de resolvê-los do que pessoas engessadas.  Elas conseguem ver além.  Elas não se fixam a apenas uma solução.  Elas conseguem vislumbrar várias saídas.

E como ser criativo e fazer coisas diferentes?  Qualquer ação diferente no nosso cotidiano ajuda. Só para começar podemos usar nossa mão não predominante para escovar os dentes, pentear...  podemos mudar nosso caminho para o trabalho, podemos escolher um estilo de roupa totalmente diferente, nem que seja apenas uma peça,  podemos iniciar algo novo e desafiante, podemos fazer Yoga e ficar nas diferentes posições que não ficamos na nossa rotina.  Tudo isso ajudará o cérebro a criar outras conexões e consequentemente seremos mais criativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário