Habilidade de incluir as idéias dos outros para ajudar você a pensar mais alto e alcançar resultados conjuntos. Esse é mais um raciocínio descrito por Maxwel. Muito bom também. Eu tenho idéias bem definidas, sei exatamente o que sigo e o que quero. No entanto, não deixo a questão se fechar nisso. Gosto de ouvir e incluir as idéias diferentes pois são essas que me fazem crescer, ver os prós e contras, enfim, o raciocínio contrário é sempre alargador de fronteiras. Não importa se não concordo, de qualquer forma me faz ver além.
E por isso gosto de debates. Muitos vêem o debate como uma luta, como algo pessoal, como uma oportunidade de se mostrar certo. Eu vejo o debate como uma maneira de entender melhor o problema sobre o qual me debruço, de ampliar a minha visão, de ver o outro lado que deixei de considerar, de resolver melhor a questão de maneira mais abrangente.
O debate faz crescer. É um exercício muito bom tentar se colocar no lugar do outro e criar empatia. Às vezes tento, como um exercício, pensar com o ponto de vista do outro. É um exercício bem interessante. Todos têm uma razão. Talvez um esteja conseguindo ver uma parte e o outro, outra parte. Tudo que pensamos provém do que conhecemos, de nossa história de vida, experiências. Por isso esse exercício é interessante. Ninguém tem uma experiência melhor ou pior. São experiências diferentes. E uma parte complementa a outra para fazer um todo melhor.
E quando um debate se inicia, todos começam a colocar suas experiências, seus pontos de vista, de modo que é bem saudável para quem sabe discutir, ouvir, mudar conceitos, flexibilizar. Fico muito triste com casos de brigas fúteis. Uma oportunidade de compartilhar conhecimento não deveria ser uma briga, deveria fazer com que todos pensassem alto, pois somariam experiências, sem disputas bobas, que não levam a lugar nenhum, muitas vezes que fazem com que todos percam. Bom seria que o raciocínio compartilhado substituísse o raciocínio do ter que ganhar a qualquer custo e que todos ganhassem.
Insisto na idéia de que ganha/perde é que faz com que as pessoas empaquem no mesmo lugar. Se todos pensassem ganha/ganha com raciocínio compartilhado, os ganhos seriam coletivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário