"A paralisia nos investimentos não decorre apenas de excesso de tranquilidade. Há também quem fique paralisado porque não sabe como investir. Se sua carteira de investimentos lhe proporciona muitos momentos de angústia e indefinição, provavelmente é porque você escolheu uma maneira de investir muito complexa para sua capacidade de administra-la. Talvez um pequeno passo atrás possa lhe dar mais tranquilidade e segurança. Por exemplo, em vez de manter o investimento em uma loja em um ponto comercial, por que não vendê-la e comprar dois imóveis residenciais pequenos? Em vez de operar ações por meio de corretores, por que não fazê-lo por meio de um fundo? Você pode começar a investir com somente alguns princípios básicos, optando por alternativas de investimento mais simples, enquanto vai estudando mais sobre alternativas mais complexas".
Não devemos ser excessivamente tranquilos. Temos que nos movimentar se investimentos nos interessam. Sempre podemos fazer algo, uma modificação, um aperfeiçoamento. Mesmo quem não tem valor para investir pode fazer algo: começar a estudar. Assim, o segundo motivo para a paralisia pode ser combatido, que é não saber investir. Estudando podemos ter mais idéias, e com idéias podemos construir muito, pois toda construção foi antes pensada na cabeça do arquiteto. Assim são com as finanças, primeiro temos que ter a ideia.
Nesse parágrafo Cerbasi ensina a simplificar. Não podemos escolher nada que não entendemos. Quanto mais simples melhor. Ele ensina que um passo atrás pode ser muito bom. Eu achei essa dica fantástica. Nem sempre o correto é caminhar sempre em frente. Por vezes é prudente dar um passo atrás. Aliás, nosso aprendizado é como uma espiral. Vamos para frente, mas temos que recuar para dar saltos. Assim, aprendemos melhor e temos uma visão melhor do todo. Dar uma passo atrás traz segurança, tranquilidade nos traz para o caminho conhecido. Dar um passo atrás significa que nossa avanço pode ser muito mais embasado e embalado.
Assim, a simplificação não quer dizer que estamos caindo e retrocedendo, quer dizer que estamos nos preparando para algo melhor e maior, só que teremos segurança quanto ao que faremos.
A paralisação deve ser evitada. Sempre podemos fazer modificações interessantes, mesmo que seja um passo atrás e mais simples para depois avancar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário