terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

O investidor inteligente evita excessos e paralisia

"Das pesquisas,  os pesquisadores apontam diversas categorias de problemas resultantes de armadilhas da mente.  Entre elas, estão o excesso de otimismo, o excesso de confiança e a paralisia nas decisões. "

Gustavo Cerbasi explica essa citação em relação a ações e imóveis.  Como meu investimento é outro, minhas reflexões ficarão sobre o tipo de negócio que estou fazendo.

Reflexão sempre é bom, pois paramos para pensar, evitamos o piloto automático e evitamos as armadilhas da mente. Gosto de ouvir diversas opiniões,  pois elas me ajudam a equilibrar e também a ver melhor o padrão de pensamento de cada um.

Conversando com pessoas,  observo aquelas com excesso de otimismo. Apostam tudo o que têm em um negócio que não é uma garantia em si. Aliás,  a verdade é que não existem garantias. E temos que ter cautela ao fazer investimentos.

Devemos evitar o excesso de confiança, porque nem sempre optamos pelo melhor. Por isso é importante acumular conhecimento e ouvir diversas pessoas, inclusive aquelas que discordam do seu ponto de vista. Elas são excelentes para trazer equilíbrio.

Devemos evitar a paralisia nas decisões.  Investir de forma inteligente é decidir.  É reavaliar. Nada é estático e é bom que seja assim. Caso contrário,  corremos o risco de ver a vida parar, de não ter perspectivas.  Eu analiso muito ao tomar uma decisão.  Começo com cautela, sem muito otimismo e sem muito investimento,  por isso escolhi a venda direta que não exige muito investimento, quem usa cartão de crédito nem precisa investir de fato. No entanto, ouço várias pessoas,  embora perceba que muitas ficam na paralisia de decisão,  considero seus pontos de vista e chego a um equilíbrio.  O importante é que eu de fato decido. E é por isso que sempre tenho novidades, sempre tenho novas janelas abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário