quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

O que é investimento?

"Investir, em essência,  é estar com seu dinheiro onde está o dinheiro dos que estão ganhando.  Comprar barato e vender caro, sempre. Não é o mesmo  que simplesmente aplicar seu dinheiro. Para se tornar um bom investidor,  você deve desenvolver tanto técnicas de compra - como fazer a melhor escolha? - quanto de venda - quando se desfazer do investimento? Quando se dar por satisfeito com os ganhos obtidos? É sobre respostas e perguntas desse tipo que eu pretendo ajudá-lo a refletir melhor daqui para frente."

Essa é a definição de investimento de Cerbasi no livro "Investimentos Inteligentes". Vale a leitura pois apesar de colocar foco em ações,  ele explica os diversos tipos de investimentos possíveis.  E para investir em ações a pessoa precisa primeiro levantar capital.

Ganhar conhecimento em comércio,  vendas, ajuda até para quem está pensando em investir em ações,  pois essa técnica de compra e venda se adquire na prática.  Portanto, quem aprende vendas está desenvolvendo uma das melhores habilidades de sua vida, pois tudo envolve vendas. Até mesmo questões básicas da vida diária como tratar com os filhos ou o cônjuge.  Se você não vende um produto, está constantemente vendendo idéias.  E aperfeiçoar-se nesse quesito é muito divertido. Você aprende de uma maneira prática e se diverte no caminho, pois quem mira apenas a linha de chegada e não consegue apreciar o caminho perde a melhor parte, que geralmente é a mais longa.

Comprar barato e vender caro se aprende na prática.  Com Mary Kay tenho aprendido bastante, pois compro mais barato por adquirir em grande quantidade e vendo a preço de catálogo.  Não confundir o caro e o barato em termos de custo/beneficio. São assuntos diferentes e o próprio Cerbasi tem um vídeo em que explica que o barato sai caro. No caso da Mary Kay e Polishop não compro caro, pois a qualidade é excelente,  na verdade adquiro qualidade e com desconto adquiro uma super qualidade com o mesmo valor que compraria outro produto em uma perfumaria, então no final das contas comprei uma super qualidade com  o preço que pagaria outro produto sem a mesma qualidade. Nesse caso fiz um ótimo negócio.

Nos casos em que o produto acaba saindo grátis pois pego com o lucro das vendas, meu negócio se torna melhor ainda, pois de qualquer forma compraria aquele produto, mas em vez de comprar de um terceiro sem a mesma qualidade,  tenho-o de graça com muita qualidade.

Enfim, é um negócio que me beneficia com o aprendizado e com as vantagens de ter o produto para mim. Com certeza estou aprendendo essa primeira lição de investimento: comprar barato e vender caro. Barato porque compro em quantidade, porque tenho cadastro como empreendedora e como consultora.

O mais importante nesses negócios é meu aprendizado.  Na prática estou aprendendo a investir,  mesmo que ainda não me sinta preparada para as aplicações em ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário