"Outros dois grandes obstáculos ao sucesso dos investidores são a ganância e a ingenuidade. Quando combinados, esses defeitos podem ser devastadores não só para um investidor, mas para todos aqueles que também foram incentivados por ele a cometer os mesmos erros".
Em tudo devemos buscar um equilíbrio. A construção de patrimônio segue o mesmo. Devemos fugir de todo sentimento de ganância, pois isso certamente é prejudicial. A Bíblia ensina que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Não é o dinheiro, pois ele é apenas um instrumento, que inclusive ajuda muita gente necessitada. Ele em si não é bom ou mal, como um instrumento depende das mãos que o manipula. Homens de Deus foram muito ricos e não tiveram amor ao dinheiro.
A ganância se manifesta quando queremos algo muito rápido e por isso atropelamos tudo pela frente. Não nos importamos com nada a não ser nossos interesses. Predomina a negociação ganha/perde, em que o ganancioso tenta ganhar e os outros devem perder.
A ganância pode se manifestar junto com a inocência quando pessoas são enganadas pela história da riqueza rápida sem disciplina e sem esforço algum. Nada na vida é fácil assim. Se fosse o mundo não era predominantemente de pessoas pobres. São poucos os que se destacam. Nem todos pela ganância.
A inocência sozinha se manifesta quando a relação é perde/ganha, quando o inocente só perde. Esse tipo de relacionamento também deve ser evitado.
Em todos os lugares existem gananciosos e inocentes. Ou pior, gananciosos que são inocentes. Isso é muito prejudicial. Existe também no marketing multinivel. Eu participo de dois, Mary Kay e Polishop, mas com toda a prudência, tentando não me deixar levar pela ganância nem pela inocência. Certo que aprendemos muito. E a vida é uma lição. Quanto mais nos expusermos, melhor será porque mais aprenderemos. Uma das minhas formas de evitar cair em uma dessas ciladas é escolhendo empresas sérias e consolidadas e tomando o máximo de cuidado, sempre me policiando, sendo refletindo sobre minhas ações. Buscando o equilíbrio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário