segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Pergaminho número 8 - Objetivos para dia, semana, mês, ano...

O pergaminho segue ensinando que para realizar sonhos precisamos ter objetivos. Eles não deixam que a vida se cristalize.  As pessoas não devem se preocupar com a elevada altura do objetivo, pois é melhor apontar a lança para a lua e atirá-la numa águia a apontá-la para uma águia e acertar uma rocha.

Atualmente sigo o objetivo de ser minimalista. Cada pessoa tem o seu e não há problema algum nisso. Para uns fazer coleções significa sucesso.  Para mim, atingir o minimalismo é sucesso. Varia. E isso é muito bom. Ruim se todos fossem iguais. Seria uma disputa sem fim.  Acredito no longo prazo. Era uma pessoa consumista, portanto seria difícil uma mudança repentina. Gostei da filosofia e sabia que não me adaptaria simplesmente jogando tudo fora. Eu precisava de tempo. Eu precisava apenas dar o primeiro passo.  E o primeiro passo era evitar comprar por impulso e destralhar o que tinha na minha casa. Persigo o objetivo há quatro anos. Muitos podem achar que não atingi o objetivo. Muitos podem achar que ainda tenho muita tralha. Não importa o que as pessoas acham. Importa o progresso. Importa que eu tinha duas sapateiras abarrotadas e hoje não encho uma.  Importa que comprava roupas sem fim e hoje não faço mais isso. Importa que em 4 anos progredi e não importa que leve mais 4 anos para eu me tornar uma minimalista pura. Não tenho pressa.  Foco num passo de cada vez. Uma meta por dia. Importa que semana que vem já verei progresso,  mês que vem  também.  Importa que eu olhe para o ano passado e veja que já dei vários passos. Importa que saí do lugar e me aproximei um pouco mais do meu objetivo simplesmente fazendo o que tenho que fazer hoje.  O HOJE IMPORTA.  Se eu não der meu passo hoje, não verei nenhum progresso na próxima semana,  no próximo mês,  no próximo ano... Depois que descobri a importância da meta de hoje e foco na meta de hoje nunca mais fui a mesma. Sempre andei adiante e sempre cheguei muito próxima de meus objetivos. Devagar e sempre.  Longo prazo,  paciência,  eis um método que não falha. Sem ansiedade. Sem preocupação.  Sem querer atingir mais do que minha possibilidade hoje. O que eu posso hoje? Então é isso que eu faço.

Foi assim que eu passei no CPE de Cambridge,  foi assim que eu passei no concurso público.  Foi assim  que sempre atingi cada um dos meus objetivos.  Nada é impossível.  Talvez não seja possível hoje. Mas eu faço o meu possível hoje para conseguir o objetivo do longo prazo.

Tenha a visão do futuro. Planeje,  divida e faça o hoje. A meta do dia importa.  Não se cobre demais. Não tente fazer além do possível hoje, mas saiba que esse pouco a cada dia pode te levar ao que parece impossível no longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário