"Para crescer e multiplicar é necessário plantar o grão de trigo na escuridão da terra e meus fracassos, meus desesperos, minha ignorância e minhas inabilidades são a escuridão em que fui plantado a fim de amadurecer-me. Agora, como o grão de trigo que brota e floresce é apenas nutrido com chuva e sol e ventos quentes, eu também devo nutrir meu corpo e minha mente para realizar meus sonhos. Mas, para crescer a grande altura o trigo deve esperar pelos caprichos da natureza. Eu não preciso esperar pelos caprichos da natureza. Eu não necessito esperar, pois tenho o poder de escolher meu destino".
Og Mandino continua a comparar o homem ao grão de trigo, com a diferença de que podemos escolher. Ele não se preocupa com o fracasso, pois é como a escuridão da terra necessária antes do broto, fracassar é apenas parte do processo, não precisamos ficar com medo dele e deixar que interfira na nossa auto estima. Quanto mais tentamos, mais fracassamos. Melhor errar, fracassar e crescer a não tentar e ficar no mesmo patamar. Da mesma forma, a ignorância e a ibabilidade são necessários ao crescimento do grão. Não há nada de errado com eles, pois ninguém nasceu sabendo. Só não podemos contentar-nos com ignorância e inabilidade. Devemos ter consciência deles e superá-los. Assim como foi tudo na vida. Fomos superando cada ignorância e cada inabilidade e hoje sabemos e somos hábeis em muitos assuntos. Cada pessoa é boa em algum aspecto. E isso é muito bom.
Quando sabemos qual é nosso sonho, então temos uma idéia de que conhecimentos e habilidades precisamos para alcançar o sonho. Então posso escolher nutrir meu corpo e mente para caminhar em direção a realização do sonho. Escolhemos nosso destino quando damos os passos necessários para a realização do sonho. Realizadores de sonho fizeram escolhas. Eles sabiam o que queriam e o que era necessário para chegar lá. Eles sabiam que podiam crescer a grande altura. Sobretudo sabiam suas limitações, sabiam que precisam da "escuridão da terra" para a semente estar pronta para brotar. Realizadores de sonho sabem que é preciso "sol, chuva, calor" para brotar. É preciso tempo.
Qualquer sonho é possível se acreditarmos e nutrirmos nossa mente e corpo. Quem deseja ser um atleta pode pensar que hoje é impossível. Está velho, fora de forma... olhando a realidade nesse momento é difícil, então a pessoa deve começar a nutrir a mente. O que é necessário para ser um atleta? Emagrecer? Treinar? Disciplinar-se? Então a mente deve conhecer o que é necessário e o corpo deve acompanhar, fazendo o que deve ser feito. Talvez a pessoa não conseguirá ser atleta em um ano. Talvez tenha que dividir em pequenos passos. Treino, alimentação, conhecimento. Mas aos poucos pode chegar na meta, ou próximo a ela. Qualquer sonho é bom quando gostamos da caminhada para chegar lá. O ato de nutrir mente e corpo deve ser prazeroso. Eu faço isso e amo a jornada. Vou me nutrindo. E alcançando ou não o sonho uma certeza tenho: valeu a pena. A jornada foi maravilhosa... o ato de me nutrir me fez crescer, saí da escuridão da terra. Brotei, talvez não multipliquei como queria, mas não é lindo o broto? E se continuar crescendo com o tempo também não será um milagre da natureza? Não será belo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário