Certamente a boa gestão do tempo inclui várias atividades para manter uma vida equilibrada. Assim, é muito importante dedicar tempo para as atividades que você gosta de fazer. Cada um tem uma preferência, não é possível seguir uma regra. Tem gente inclusive que ama seu trabalho de modo que ele acaba sendo um lazer.
Atividade física é de suma importância para todos. Se você não gosta de esportes, não precisa necessariamente praticar um esporte, qualquer outra atividade física já está valendo. Quem pratica uma atividade física tem mais disposição e acaba tendo mais tempo do que aquele que vive cansado e não consegue sair da frente da TV quando está de folga. Quem vive cansado também demora mais nas atividades diárias, então os benefícios de praticar uma atividade física são enormes. Eu aproveito o dia a dia para fazer atividades físicas, por mais que não pareça fazer diferença, na maioria das vezes escolho subir as escadas a pegar elevador, andar para fazer compras, enfim, mesmo que a pessoa pense que não tem tempo, com boa vontade sempre dá para encaixar alguma atividade física, mas o ideal mesmo é conseguir separar tempo exclusivamente para a atividade física, não apenas encaixar no dia a dia.
Cada um tem um lazer diferente, então para quem gosta de TV não há problema em dedicar algum tempo para essa atividade. No entanto, acredito que o ideal é variar. Gosto de atividades que exigem mais de mim. TV é uma atividade passiva, só recebemos informações. Gosto de atividades desafiantes, que exigem de mim.
As atividades pessoais são aquelas opostas ao trabalho. Em nome do equilíbrio não devemos ficar horas no trabalho. Não podemos nos sobrecarregar, porque o efeito é contrário, não somos mais produtivos porque ficamos horas e horas no escritório. É por isso que algumas empresas muito inteligentes decidiram pagar por projetos, por atividades concluídas. As vezes a pessoa está no escritório e não produz quase nada. Fica um dia todo praticamente improdutivo. Não me parece muito racional.
Assim, gestão do tempo boa é equilibrada. Há tempo para tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário