Christian também levanta a questão de problemas e urgências que ocorrem inesperadamente no dia a dia. É quase impossível que eles não ocorram, no entanto se ocorrem com muita frequência, algo está errado.
Eu praticamente não tenho problemas e urgências. Gosto de fazer tudo antecipadamente para não acontecer isso. Gosto de verificar, gosto de saber quanto tempo cada tarefa leva para ser realizada para ter uma boa estimativa. Se possível, se sei que o prazo é para tal dia, gosto de ter pronto um dia antes. Ou ter tudo adiantado.
Devemos entender porque problemas e urgências ocorrem. Se temos muito problemas, é porque estamos mal na prevenção. Podemos considerar nossa saúde como um exemplo, de repente surge um problema de saúde. Será mesmo que foi de repente? Será que a pessoa estava tendo hábitos saudáveis e de prevenção? O mesmo ocorre na questão profissional de gestão de tempo. Será mesmo que foi um problema repentino? Será que ele podia ser prevenido e não se fez nada a respeito, mesmo tendo alertas e sendo avisado? É fato também que nada ocorre de repente, há certos alertas que negligenciamos.
A boa gestão de tempo inclui fazer atividades aparentemente sem importância mas que evitam os problemas e as urgências, porque são preventivos. Quem vive apenas apagando fogo, com muitas urgências e problemas, tem uma péssima qualidade de vida, vive ansioso, tenso, nervoso. Vale muito gerir o tempo de tal maneira que previna problemas e urgências. Livre deles ninguém ficará, mas resolve muito e acaba sobrando mais tempo para o importante, por mais contra intuitivo que possa parecer fazer um planejamento e investir tempo no aprendizado de gestão de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário