Ele tenta resolver as situações pela seguinte ótica: "O que posso fazer para evitar essa urgência? O que poderia ter feito para obter melhores resultados? Como poderia ter delegado tarefas de forma mais eficaz?"
Essa questão de ser responsável ao invés de responsabilizar os outros é frequente e por isso devemos prestar atenção nisso. Temos a tendência de achar que nossa situação é do jeito que é por causa de certas pessoas, certas circunstâncias, mas estamos errados. Nós sempre temos uma escolha. Nem que seja afastar-se de certas pessoas e circunstâncias, nem que seja impondo limites, sendo assertivos, temos sim escolhas e somos os responsáveis por elas. E muitas vezes a gestão de tempo depende dessas escolhas.
As urgências podem ser evitadas na maioria dos casos. Então é nossa responsabilidade encontrar formas de evitar urgências. Temos que colocar nossa criatividade e mente para funcionar no sentido de encontrar soluções. Bom quando nossa mente está concentrada em encontrar soluções.
Nossos resultados sempre podem ser melhores. Tanto que há uma parábola na Bíblia em que um multiplicou seu talento, enquanto outro foi mediano e o outro deixou ali inalterado. A diferença nunca esteve no talento em si, mas nas escolhas de cada um deles. Um se perguntou o que poderia fazer para obter melhores resultados e de fato obteve. Essa pergunta não nos impõe limites, ela abre avenidas a nossa frente. Muitas vezes nosso maior problema são os próprios limites que nos impomos. Achamos que não temos tempo e pronto. O talento fica ali escondido, inalterado. Que pena, pois a maioria das pessoas não usa suas habilidades na potência que de fato possui.
Delegar tarefas é de suma importância pois talvez impomos limites porque só contamos com o nosso próprio tempo, quando na verdade delegar tarefas alarga nossas possibilidades e alcance. A eficácia na hora de delegar tarefas se aprende aos poucos, delegando. No início é difícil, achamos que temos que fazer tudo pessoalmente. Com o tempo descobrimos que precisamos delegar, precisamos de ajuda e isso é ótimo, pois tem tanta gente precisando de uma renda extra, é também uma maneira de ajudar pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário