quinta-feira, 10 de março de 2016

Estabeleça metas específicas e os passos para alcançá-las

Não adianta nada gerir o tempo se não há uma meta para ser alcançada.  Mais tempo para que? Ficar mais próximo da família?  Dar melhores condições para a família?  Ser independente financeiramente e gastar o tempo com um sonho em específico?

Toda pessoa deveria ter um sonho. E as metas tem que ter prazo determinado: curto, médio e longo. Sonhe o mais alto que puder,  mas seja realista e saiba que esse será conquistado no longo prazo. Nada de ansiedade, nada de querer ver resultados rápido.  Paciência.  O grande sonho não se alcança honestamente muito rápido.  Então ele é um sonho de longo prazo. Mas para alcançar o que almeja tem que sair do lugar. O que nos leva a planejar no médio e curto prazo.

Muitas consultoras da Mary Kay escolhem essa carreira para ter flexibilidade de horário e poderem ficar mais tempo com os filhos, já que a consultora pode atender em horários que encaixem na sua rotina.  Ela pode ter o sonho de ser Diretora Nacional e chegar no Seminário em uma limusine,  ter um salário que muitas autoridades nem sonham em ter.  Mas é óbvio que não conseguirá no curto prazo. Tem que pensar no longo prazo. Então o caminho é dividir em metas menores.

Primeiro ela terá que ser uma Consultora. Então suas metas de curto prazo devem ser ser consultora estrela, ser consultora sênior.  Suas metas de médio prazo podem ser tornar - se uma Diretora, ganhar o carro rosa, as viagens... enfim, ela deve ter claro em sua mente que não será Diretora Nacional agora, nem amanhã,  nem no próximo mês ou próximo ano.

Muitas pessoas não alcançam seus sonhos pelo excesso de ansiedade. Nem todos alcançam seus sonhos,  mas pelo menos quem tenta avança,  quem planeja e age sai do lugar. O Flávio Augusto escreveu algo bem interessante: se um  conseguiu, estatisticamente todos são capazes.  Se somos capazes,  o que nos impede? Primeiramente nossa crença de que só aqueles conseguiram e nós não vamos conseguir. Depois, a falta de planejamento das metas de curto, médio e longo prazo.  Sem isso, ninguém sai do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário