quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Falta de tempo é falta de prioridade

Essa é muito boa.  Vou lembrar dessa frase do Tim toda vez que pensar que não tenho tempo. Todos têm 24 horas por dia,  a diferença está em como cada um usa suas horas. Eu sou uma dessas pessoas que sempre dizem que não tem tempo e quando eu analiso bem, poderia ter utilizado melhor meu tempo. Sei que algumas coisas são improdutivas e tento elimina - las.  Testo cada uma delas por um tempo e vejo o resultado que traz. As vezes perdemos muito tempo a toa. E o pior é quando não nos damos conta. E o pior é que sinto que por mais que esteja fazendo revisões periódicas,  sempre perco tempo a toa. Enfim, vivendo e aprendendo.

Tim alerta que estar assorbebado é normalmente tão improdutivo quanto não fazer nada. Ser seletivo - fazer menos coisas é o caminho da produtividade. Outra verdade. Muita coisa para fazer não é bom. Você acaba não fazendo nada ou fazendo tudo mal feito, muitas vezes me pego nessa situação.  Não fazer nada é péssimo.  Eu pelo menos odeio. O tempo não passa e parece que você está perdendo tempo. Tenho que aprender a ser seletiva.  É um longo caminho pela frente. Eu tenho que treinar muito, pois meu caminho natural é ficar assoberbada.  Ser seletiva e escolher as coisas certas e focar nelas. Um bom exercício para mim. Vou aprender a ser seletiva.

Tim ensina a tentar vários caminhos e ver o que mais pesa. Ele pede para jogar tudo na parede e ver o que fica grudado. Esse é outro bom ensinamento rumo a produtividade. Quem sugere trabalhar 4 horas por semana e conseguiu esse feito tem muito a ensinar. Se a gente conseguir pelo menos um pequeno aumento de produção já está muito bom. Almejar conseguir o feito dele é meio irreal atualmente. Mas não é impossível.  Se ele faz, qualquer um consegue se estiver disposto a pagar o preço até chegar lá.  Ninguem chega nesse estágio de uma hora para outra. Portanto, vale tentar outros caminhos. Se o  caminho que eu segui até então não me levou a isso, quer dizer que posso experimentar outro caminho. Nada garante que eu chegarei lá,  são apenas testes. Mas se não tentar também nunca saberei. Ele pede para experimentar e ver o peso de cada um. Resultados se mostram na prática,  não na teoria. Vá por um caminho, veja o peso disso, ou o quanto é leve e te leva para cima. Avance mais um pouco, veja novamente o peso. Tente outro outro caminho, observe mais um pouco. Tudo pode ser feito gradualmente e suavemente, mas vale a pena. Pois loucura é fazer as mesmas coisas e querer resultado diferente. Infelizmente os resultados tendem a ser os mesmos se continuarmos com as mesmas atitudes.

Não diga que não tem tempo. Priorize novos caminhos se o caminho tomado não leva além.  Você vai ter tempo para novos caminhos se assim decidir.  Eu decidi e valeu a pena conhecer outro caminho. Sinto que ainda existem muitos caminhos a serem percorridos. Prontos para a viagem?

Um comentário: