quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Pergaminho número três - persistirei até alcançar êxito

"Não ouvirei aqueles que choram e se queixam, pois tal doença é contagiosa". Um pergaminho sobre o maior Vendedor do mundo não poderia deixar de tratar da persistência.  As vezes o que diferencia o êxito da derrota é apenas um passo mais.  E podemos escolher entre dar esse passo mais ou chorar e se queixar.

O mais fácil,  naturalmente,  é chorar e se queixar. Essa é a tendência de qualquer homem na face da terra. Então,  quem quer se diferenciar e lutar contra sua tendência natural, deve evitar o choro e a queixa. Não é à toa que a minoria é bem sucedida. Há muitos mal sucedidos para um  bem sucedido. Assim, esse um bem sucedido no meio de muitos fez algo diferente. Não ficou com a maioria que chorou e queixou.

Esse um bem sucedido no meio de muitos soube da tendência natural que leva a maioria aos mesmos resultados e fez o seu diferencial. Além de ser a tendência natural, o choro e a queixa é contagiosa. Basta estar entre pessoas que choram e se queixam para também seguirmos essa tendência.  Como deixar de ouvir choros e queixas? Se for impossível se distanciar da pessoa que faz isso,  teremos que incentivá-la a não mais chorar e queixar. Teremos que mostrar outro caminho para essa pessoa,  um caminho melhor. Mas e se essa pessoa não aceitar? E se achar que você está podando-a quando não quer ouvir choros e queixas e nem quer participar disso? Então infelizmente devemos usar a Assertividade,  pois também é nosso direito não participarmos de algo que nos faz mal. Devemos usar o amor, mas de forma assertiva e firme mostrar que não aceitamos choros e queixas.

Certo. Sem choro e queixa. Mas as vezes o caminho é difícil.  Tem realmente do que chorar e se queixar. Não dá para simplesmente aceitar do jeito que está.  Um cidadão que realmente é participativo não deve aceitar tudo. Então tem que ver a alternativa. Não dá para se queixar, mas sempre há algo para fazer. De forma assertiva e amorosa. Exercer a cidadania é importante.  Olhar as suas próprias necessidades também é importante.  Então vamos voltar ao exemplo do assédio moral. O chefe ou a amiga íntima do chefe o assedia. É claro que quem segue princípios não ficará chorando e se queixando. Então o que fazer de forma assertiva? Não deixar que abusos ocorram. Suportar o que for suportável e o que estiver acima das regras gerais mostrar Assertividade.  Mas eles não vão aceitar, vão me mandar embora. Existem leis que protegem o trabalhador. Há que reunir provas,  naturalmente.  E há que se trabalhar direito para também exigir a contrapartida que é o respeito. Se a pessoa não trabalha como deveria, também não pode ficar queixando e chorando.  Mas se é exemplar, não há como sustentar um assédio. Só se fizerem algo bem fora da ética. Aí será possível provar. E ficará feio para quem fez isso.

Sem queixas, porém fazendo sua parte. Não dá para chorar e se queixar sem fazer a sua parte também.  Não dá para chorar e queixar sem buscar a solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário