segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Pergaminho número 4 - colocarei minhas habilidades em uso para não estagnar

"Minhas técnicas,  minha mente, meu coração e meu corpo se estagnarao,  degenerarao e morrerão se não forem colocados em uso. Tenho potencial ilimitado. Emprego somente uma parte do meu cerebro; flexiono somente uma pequena porção de meus músculos.  Posso centuplicar minhas realizacoes de ontem, e é o que farei a partir de hoje."

Todo ser humano tem um potencial muito grande. Alguns usam todo o potencial, outros deixam esse grande dom se estagnar. Quanto mais usamos nossa mente e corpo, mais eles são capazes de se aperfeiçoar e produzir melhor. Nós não gastamos potencial quando usamos, nós aumentamos. Nossa mente é como um músculo.  Quem não usa seus músculos deixa degenerar e até definhar. Quem exercita os músculos faz com que eles cresçam. Quanto mais uso, melhor.  Quanto mais uso, mais chego além no meu potencial.

Se esse potencial é ilimitado, por que muitas pessoas acreditam que exista um limite para elas? Por que algumas pessoas se contentam em usar apenas uma parte do seu cérebro tão maravilhoso que Deus deu a elas? Talvez porque em ambientes onde elas vivam, elas aprenderam que há limite para o potencial delas. Que existe um teto para o crescimento delas. Outros usam até motivos religiosos para não usar o seu potencial. Aprenderam em algum lugar que Deus não quer que use seu potencial.  Que Deus quer que as pessoas se estagnem.  Não consigo compreender isso. Basta ver a sabedoria de Salomao para constatar que Deus não é contra usar todo o potencial que ele deu,  aliás,  seria um contra senso dar um cérebro tão maravilhoso para o ser humano usar apenas uma pequena parte. Se Ele concedeu todo esse potencial,  não deve ser o plano dEle que usemos só uma parte. Mas Ele é tão maravilhoso que nada é obrigação,  é livre arbítrio. É só ler as palavras de Salomao para constatar que devemos buscar usar nosso potencial,  sem limitações.

Outras pessoas não religiosas acreditam que é burrice e degradante trabalhar e estudar. Talvez por nossa origem escravocata, alguns ainda carregam o preconceito contra o trabalho manual e braçal.  Então acham que o legal é ganhar na facilidade, que devemos ser "espertos" e o "esperto" é quem não precisa estudar nem trabalhar. Deus deu músculos e cérebro,  ambos para serem exercitados e trabalhados. Mesmo quem não acredita em Deus há de convir que temos um potencial muscular e cerebral. Alguns usam, outros deixam estagnar.

Acredito que alguns nasçam com certo dom, entretanto a maior parte do que os homens têm é conquista. Muitos se desculpam dizendo que alguns nasceram inteligentes e dotados. A maioria das pessoas que são bem sucedidas concordam que não nasceram mais especiais, elas simplesmente colocaram o dom em uso e não deixaram o que Deus deu degenerar nem morrer. Achar que uns nasceram com mais potencial é desculpa. Na essência,  todo o ser humano é semelhante. Todos têm potencial ilimitado. O que vai diferenciando é o uso que cada um dá ao que foi concedido igual a todos.

E a boa notícia é que não estamos atrasados. Do ponto em que estamos podemos colocar nossas técnicas em uso, pois não estamos disputando com ninguém.  Não importa o outro nem o estágio em que esteja. Podemos aprender com o outro, disputar jamais. Nós vamos nos aperfeiçoando m colocando nossa mente e corpo em uso para obter uma melhor versão.  Que seja 1% melhor do que ontem. Não 1% melhor do que o outro. Quem se concentra em sua melhor versão não se frustra. Quem se concentra em se comparar com o outro sempre vai se frustrar pois ninguém é 100% tudo. Então que o objetivo seja apenas não se estagnar.  O outro é o outro e se tem mais do que nós,  foi porque usou melhor seu potencial.  Mas não estamos atrasados. Só se lembrar do 1% diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário